Mercadona anuncia resultados na área da sustentabilidade

A propósito do Dia Mundial do Meio Ambiente, que se celebra hoje, 5 de Junho, a cadeia de supermercados Mercadona anunciou que, em Portugal, desde Julho de 2019 – mês em que abriu a primeira loja no País –, um conjunto de medidas que implementou permitiu uma poupança anual de mais 16 toneladas de plástico virgem. Metade deste volume resultou da «incorporação do saco de plástico reciclável com 50-70% de plástico recuperado dos processos internos da Mercadona em Portugal, que implicou uma poupança de mais de 3.000 toneladas em toda a cadeia», enquanto as outras oito toneladas «resultaram da redução do consumo de matérias-primas e da incorporação de plásticos reciclados em embalagens de produtos de grande consumo (cerca de 9.000 toneladas em toda a cadeia)», explica um comunicado.

A empresa afirma que investiu 44 milhões de euros para «impulsionar o seu modelo de negócio responsável» e reforçar o seu «compromisso com a defesa do meio ambiente, através da incorporação de medidas para produzir de forma sustentável e alcançar um impacto ambiental mais positivo», constituindo uma «política sustentável» integrada na sua estratégia de responsabilidade social empresarial. Neste âmbito, aderiu à Associação Smart Waste Portugal e ao Pacto Português Para os Plásticos, tendo em vista «garantir o uso responsável, sustentável e circular dos recursos, especialmente os plásticos, evitando assim que os resíduos se convertam em desperdício».

A Mercadona refere que o seu sistema de gestão ambiental «trabalha activamente para se adequar aos objectivos ambientais e sociais» e que está envolvida em vários projectos que «aplicam os princípios da economia circular nos seus processos». Segundo a empresa, os esforços estão centrados em quatro vertentes: logística sustentável, eficiência energética, gestão de resíduos e redução do plástico.

A cadeia de supermercados realça ainda que «estas iniciativas fazem parte de um projecto ambicioso, cujo objectivo é repensar o papel do plástico nos processos da cadeia agroalimentar da Mercadona e dos seus fornecedores, avançar em direcção aos objectivos da economia circular e incentivar o desenvolvimento de novos materiais de embalagens». Neste processo, a empresa destaca o papel da auditoria realizada pelo ITENE (Instituto Tecnológico de Embalagem, Transporte e Logística) em todas as embalagens que a Mercadona utiliza actualmente nos seus produtos de marca própria.

A auditoria levou a cadeia de supermercados aprovar uma estratégia para a redução de plástico – internamente chamada 6.25 –, que comporta seis acções. Esta estratégia visa cumprir três objectivos até 2025: «reduzir 25% do plástico nas embalagens de marca própria (eliminando o que não acrescenta valor, incorporando material reciclado, etc.); que todas essas embalagens sejam recicláveis ou compostáveis; que a empresa, que actualmente separa e envia para reciclar mais de 70% de todos os resíduos plásticos que gera, alcance os 100% no mesmo horizonte temporal, evitando que esses resíduos se convertam em desperdício».

mercadona-reduz-plastico-texto

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Recentes

7
“Amendoal em Flor”: projecto turístico entre a Portugal Nuts e a Entidade Regional de Turismo Alentejo e Ribatejo 
Direção CropLife Portugal _ Triénio 2527
Já são conhecidos os órgãos sociais da CropLife Portugal para o triénio 2025/2027
drone-1080844_1920
Criado conselho consultivo para promover digitalização da agricultura

Notícias relacionadas

7
“Amendoal em Flor”: projecto turístico entre a Portugal Nuts e a Entidade Regional de Turismo Alentejo e Ribatejo 
A Associação de Promoção de Frutos Secos – Portugal Nuts, em parceria...
Direção CropLife Portugal _ Triénio 2527
Já são conhecidos os órgãos sociais da CropLife Portugal para o triénio 2025/2027
Na Assembleia Geral, realizada no passado dia 28 de Março, ficaram conhecidos...
drone-1080844_1920
Criado conselho consultivo para promover digitalização da agricultura
Foi publicado em Diário da República no dia 27 de Março, o Despacho n.º 3863/2025,...
clementines-318210_1280
Inscrições abertas para nova edição da Academia do Centro de Frutologia Compal
A Academia do Centro de Frutologia Compal abre as candidaturas para a edição...