A Mercadona anunciou que aderiu ao “Pacto português para os plásticos”, uma plataforma colaborativa liderada pela Smart Waste Portugal, que pretende fomentar a economia circular dos plásticos em Portugal e evitar que estes se transformem em resíduos. Segundo a empresa de retalho, este pacto está «alinhado» com a sua estratégia de gestão ambiental e «estabelece um conjunto de metas ambiciosas para 2025 com vista a um futuro cada vez mais sustentável».
O pacto estabelece os seguintes objectivos para 2025: «definir, até 2020, uma listagem de plásticos de uso único considerados problemáticos ou desnecessários e definir medidas para a sua eliminação; garantir que 100% das embalagens de plástico são reutilizáveis, recicláveis ou compostáveis; garantir que 70% ou mais, das embalagens plásticas são efectivamente recicladas, aumentando a recolha e a reciclagem; incorporar, em média, 30% de plástico reciclado nas novas embalagens de plástico; promover actividades de sensibilização e educação aos consumidores para a utilização circular dos plásticos». «A Mercadona está comprometida com um processo de transformação a todos os níveis, não sendo alheia aos desafios que enfrenta a sociedade de que faz parte. A adesão ao “Pacto português para os plásticos” é um passo fundamental na promoção da economia circular, que se enquadra na estratégia de responsabilidade social da empresa. Esperamos, em conjunto com todas as entidades que integram a iniciativa, traçar metas concretas que garantam o uso responsável, sustentável e circular dos plásticos em Portugal», afirmou Plácido Albuquerque, director de Ambiente da Mercadona em Portugal.
O “Pacto português para os plásticos” conta com o apoio do Ministério do Ambiente e da Acção Climática, do Ministério do Mar, do Ministério da Economia e Transição Digital e com o Alto Patrocínio do Presidente da República. Esta iniciativa faz parte da “Rede global de pactos para os plásticos” da Fundação Ellen MacArthur, que a Mercadona passa a integrar, «acedendo a uma plataforma exclusiva de troca de conhecimento, aprendizagens e práticas sustentáveis em todo o Mundo».
A empresa assinala que «tem reforçado o seu compromisso com a sustentabilidade ao longo dos últimos anos», com várias «acções concretas» implementadas no sentido da «redução do uso de plásticos em toda a cadeia». A concluir, a Mercadona refere que «mantém o seu compromisso na procura de soluções mais sustentáveis, estando em estudo diversas iniciativas que serão apresentadas e aplicadas ao longo do ano».