MED realiza mesa-redonda a 18 de Janeiro sobre inovação e tecnologia em agricultura

“Inovação e tecnologia em agricultura: da agricultura de precisão à agricultura digital” é o tema de uma mesa-redonda que o MED – Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento da Universidade de Évora realiza a 18 de Janeiro, no regresso da iniciativa “MED às 4” – definidas como «sessões de ciência com café». Este evento, de acesso livre, tem lugar entre as 14h00 e 15h00, em formato misto: presencialmente na Sala de Conferências do Pólo da Mitra da Universidade de Évora; online, através da plataforma Zoom.

A mesa-redonda contará com quatro participantes: José Rafael da Silva, (professor do Departamento de Engenharia Rural da Universidade de Évora, investigador do MED e coordenador do Grupo de Investigação do MED “Tecnologia Agrícola e Eficiência Energética”), André Garcia Sá (professor do Instituto Politécnico da Guarda, director da licenciatura em Engenharia Topográfica), Cátia Pinto (directora executiva da Associação SFCOLAB – Laboratório Colaborativo para a Inovação Digital na Agricultura), Nuno Silva (engenheiro na AlticeLabs, licenciado em Engenharia Electrónica e Telecomunicações e mestre em Telecomunicações para a Indústria). O MED refere que «o debate irá centrar-se na inovação e na transformação digital que a agricultura tem sofrido, muito impulsionada pelo aumento da população mundial, combinado com o efeito das alterações climáticas e escassez de recursos», acrescentando que «é essencial que a agricultura acompanhe os avanços na tecnologia e se torne o mais eficiente possível, rentável, segura e com baixos impactos ambientais».

«Actualmente já temos ao nosso dispor drones, sensores, GPS, imagem de satélite, entre outros, que permitem dar respostas atempadas e focadas. Hoje em dia, podemos regar uma planta exactamente com o que ela precisa e quando precisa, podemos adubar no momento exacto e com a quantidade exacta. Imagine os recursos que se podem poupar se todo o sector agrícola se modernizar! No entanto, a aplicação da tecnologia em agricultura tem ainda várias barreiras que têm de ser ultrapassadas, desde barreiras sociais pela dificuldade de mudança de mentalidade dos agricultores mais tradicionais, à falta de formação adequada, até às barreiras que se prendem com a conexão e comunicação que, muitas vezes, impedem ainda o sucesso da aplicação da tecnologia», explica a organização. O evento “Inovação e tecnologia em agricultura: da agricultura de precisão à agricultura digital” pode ser acompanhado online na plataforma Zoom através deste link.

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Recentes

posts flf (87)
Frutos Secos
CNCACSA1
Disponibilizadas gravações da conferência sobre alterações climáticas organizada pelo CNCACSA
AgroBiotech1
CAP e P-Bio divulgam relatório do estudo de aplicação de biotecnologia

Notícias relacionadas

posts flf (87)
Frutos Secos
Consulte aqui todos os artigos do Grande Plano de Dezembro dedicado aos Frutos...
CNCACSA1
Disponibilizadas gravações da conferência sobre alterações climáticas organizada pelo CNCACSA
O Centro Nacional de Competências para as Alterações Climáticas do Sector Agroflorestal...
AgroBiotech1
CAP e P-Bio divulgam relatório do estudo de aplicação de biotecnologia
No âmbito do colóquio «AgroBioTech: Uma estratégia para a agrobiotecnologia...
Milho
PDR 2020 com taxa de execução de 87%
O Programa de Desenvolvimento Rural 2014-2020 (PDR 2020) atingiu uma “Taxa de...