Luís Simões apresenta “Relatório de sustentabilidade de 2019”

Em 2019, o operador logístico Luís Simões implementou várias medidas nas vertentes de inovação, sustentabilidade e desenvolvimento do negócio, que a empresa listou recentemente no “Relatório de Sustentabilidade de 2019”. Segundo a Luís Simões, um dos pontos altos da sua actividade no ano passado foi a inauguração, em Fevereiro, do Centro de Operações Logísticas de Guadalajara (no Polígono Puerta Centro – Cidade do Transporte), em Espanha, um complexo logístico «que incorpora as últimas novidades em sustentabilidade e inovação, com o objectivo de dar resposta às necessidades de distribuição de empresas de todo o tipo».

Esta infraestrutura ocupa 89.000 m2, repartidos em três naves e «está equipado com sistemas de armazenamento e expedição automáticos – que permitem melhorar as margens de produtividade nas cadeias de abastecimento». Conta com capacidade para 178.000 paletes, um movimento diário de 112 camiões de entrada e 174 camiões de saída e 5.350 m2 dedicados a operações de copacking ou commerce e câmaras de temperatura controlada – «para poder dar suporte a diferentes perfis de produtos e clientes».

O armazém, que foi «concebido com os critérios de sustentabilidade que permitem a certificação LEED do USA Green Building Council, é um edifício eficiente em termos energéticos e de utilização de recursos». «O nosso centro de Guadalajara foi criado para dar uma resposta eficaz às necessidades actuais da logística de grande consumo, como o auge do comércio electrónico. Através destas instalações somos capazes de oferecer soluções de ponta a partir de um ponto geográfico chave para a rede logística e industrial da Península Ibérica», refere Rui Simões, administrador para as áreas de Logística e Inovação da Luís Simões.

20140804-Trator-a-g-s-1920x1285x

Explicando que o relatório revela também «o seu compromisso para com o desenvolvimento de um modelo logístico moderno e capaz de fazer frente aos desafios e oportunidades do sector», a empresa afirma que, tendo como base os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, «implementou uma estratégia de negócio que permitiu reforçar o seu posicionamento no mercado ibérico». Assim, durante 2019, «continuou a tendência de consolidação que já tem vindo a registar nos últimos anos, impulsionada em grande medida pelo seu crescimento em Espanha, que já representa quase 50% da sua actividade».

Em comunicado, a empresa também indica que «a sustentabilidade é um dos valores principais» na sua estratégia de negócio e que, no ano passado, «implementou diferentes iniciativas no sentido de contribuir para um modelo de logística e transporte mais sustentável e amigo do ambiente». Neste âmbito, «entre outros aspectos, os vários projectos permitiram reduzir as emissões de CO2, economizar custos, diminuir o consumo de combustível dos veículos e alcançar uma maior eficiência energética nos armazéns».

DSC_3498-1920x1285x

A Luís Simões realça ainda que outro dos pilares da sua actividade em 2019 foi «a inovação a nível tecnológico e de design de processos», com aposta «em diferentes desenvolvimentos para fomentar cadeias logísticas ágeis e flexíveis, que garantiram a máxima rentabilidade das operações dos seus clientes». Nesta vertente, destaca «a incorporação dos sistemas automatizados nos armazéns, a implementação do sistema SoftExpert para a automatização de processos administrativos e de gestão e ainda a renovação da frota frigorífica, com a aquisição de veículos modernos, com gases refrigerantes mais amigos do ambiente».

«O ano de 2019 foi de crescimento para a Luís Simões. Em parceria com os nossos clientes, conseguimos optimizar as nossas operações e criar soluções que acrescentam valor à cadeia de abastecimento e que fazem da logística uma vantagem competitiva para o desenvolvimento dos negócios», diz Rui Simões. «Tudo isto só foi possível graças ao esforço diário de todos os colaboradores da Luís Simões, que voltaram a demonstrar, uma vez mais, ser o coração e o motor da nossa empresa.»

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Recentes

MultispecCam_tractor
Conferência em Leiria a 10 de Abril sobre tecnologias e inovação no sector agroalimentar
corn-65304_1280
Campanha do milho 2024 analisada por meia centena de agricultores
1a
Pedro Correia Botelho é o novo director comercial da Transitex no Porto

Notícias relacionadas

MultispecCam_tractor
Conferência em Leiria a 10 de Abril sobre tecnologias e inovação no sector agroalimentar
“Tecnologia e inovação no sector agroalimentar” é o tema de uma conferência...
corn-65304_1280
Campanha do milho 2024 analisada por meia centena de agricultores
No passado dia 27 de Março, a Inês Silva – Agropecuária reuniu cerca de...
1a
Pedro Correia Botelho é o novo director comercial da Transitex no Porto
A operadora de logística global Transitex anunciou a nomeação de Pedro Correia...
FLF 250_publirreportagem_deiba
Deiba Innov é a nova gama de bioestimulantes inovadores da Deiba
Entrevista a Tiago Duarte, Chefe de Vendas da gama DEIBA INNOV. Qual foi a...