Dirigido a entidades públicas e privadas, o serviço de Apoio Técnico Especializado de Gestão de Resíduos da Lipor encerrou o primeiro semestre de 2024 com 50 novas implementações abrangendo um universo de 29.934 pessoas. Destacam-se o desenvolvimento de acções diversas que incluíram a instalação de mais de 6.930 equipamentos para a promoção da reciclagem, a dinamização de 102 acções de sensibilização e mais de 180 horas de formação.
Entre outras actividades empreendidas durante este período, a Lipor, em articulação com os municípios associados, prestou consultoria especializada em eventos de grande dimensão nomeadamente a ComicCon, o TEDxPorto, a Queima das Fitas do Porto e o Porto Beer Fest, o que resultou na entrega estimada de cerca de 32 toneladas de materiais para a reciclagem, permitindo evitar a emissão de 24.722 Kg de CO2 equivalente.
Além das novas implementações, é premissa do serviço «manter o acompanhamento e a monitorização contínua», o que resultou em cerca de 50 monitorizações e mais de 68 horas de trabalho efectivas junto de entidades com sistemas de boas práticas de gestão de resíduos já implementadas.
O Apoio Técnico Especializado disponibilizado pela Lipor apresenta-se «como uma oferta de proximidade, assente numa abordagem simples, mas ambiciosa e criteriosa, que muda a realidade da gestão de resíduos das instituições, tornando-a comum e sustentável», afirma a empresa.
Pode saber mais sobre o serviço, aqui.