Lidl Portugal promoveu exportação de 27.000 toneladas de hortofrutícolas em 2022

Em 2022, as exportações de produtos hortofrutícolas realizadas no âmbito da parceria entre o Lidl e a Portugal Fresh – Associação para a Promoção das Frutas, Legumes e Flores de Portugal totalizaram 27.000 toneladas (t), o que representa um aumento de 23% face ao ano anterior. No anúncio destes resultados, realizado hoje, 20 de Março, a cadeia de retalho detalhou que estes envolveram a saída de Portugal de mais de 1.500 camiões carregados com frutas e legumes nacionais, rumo a 11 mercados europeus – Alemanha, França, Espanha, Luxemburgo, Bélgica, Suíça, Polónia, Lituânia, Suécia, Reino Unido e Irlanda –, e que apoiou 505 produtores nacionais.

As exportações abrangeram, por exemplo, 16.000 t de Pêra Rocha do Oeste DOP, 4.000 t de couve-coração, 2.000 t de Citrinos do Algarve IGP, 2.000 t de fruta de caroço (com realce para as nectarinas) e 1.400 t de frutos vermelhos, sendo assinalada como novidade «o arranque da exportação da Maçã Reineta de Alcobaça IGP para Espanha, com 90 t a serem enviadas para este mercado, apenas entre Novembro e Dezembro». No âmbito desta parceria, em 2022 foram também exportados produtos como abóbora, ameixa, castanha, couve Branca/repolho e melão, entre outros.

«É com muito orgulho que apresentamos estes resultados no Dia Mundial da Agricultura, demonstrando o nosso compromisso com o país e o apoio aos produtores nacionais. A evolução dos números é a prova de que a nossa missão tem sido bem-sucedida e que os produtos nacionais são de grande qualidade. A parceria que mantemos com a Portugal Fresh desde 2014 tem-nos permitido fazer a diferença nos negócios dos nossos parceiros, com quem caminhamos lado a lado», afirmou Pierre Silva, director de Frutas e Legumes do Lidl Portugal, a propósito destes resultados. «Em 2022, Portugal ultrapassou, pela primeira vez, a barreira dos 2.000 milhões de euros de exportações de frutas, legumes e flores. Um patamar que só foi possível de alcançar devido ao esforço competitivo e inovador das empresas portuguesas. Os produtos portugueses são amplamente reconhecidos pela sua qualidade e sabor únicos e, prova disso, são os números alcançados também com esta parceria entre a Portugal Fresh e o Lidl. Este é também um exemplo de trabalho conjunto que demonstra que, quando a cadeia agroalimentar trabalha de forma eficiente, justa e equitativa, os resultados são francamente positivos para todos», referiu Gonçalo Santos Andrade, presidente da Portugal Fresh.

Em comunicado, a cadeia de retalho destaca que, «num contexto particularmente adverso, em que a recuperação pós-pandemia e a guerra na Ucrânia levaram a uma inflação sem precedentes, o Lidl reafirmou o seu contributo no apoio aos produtores portugueses», acrescentando que «o Lidl Portugal tem vindo a reforçar o seu papel preponderante no crescimento da economia nacional, através da ajuda e impulso à exportação de produtos portugueses para os mercados onde está presente, actuando como interlocutor e dando apoio em todas as etapas do processo de exportação, sendo actualmente a maior rede de distribuição na Europa». «Assumindo a liderança nacional de exportação de produtos portugueses para a Europa e sendo a insígnia que oferece abertura ao maior número de diferentes mercados – sem receber quaisquer incentivos fiscais para esta postura, fazendo-o pelo apoio aos parceiros, sendo os contratos assinados com os mercados de destino, com a vantagem de os parceiros poderem planear os volumes a exportar através da sua rede –, o Lidl tem contribuído, ao longo dos anos, para o crescimento sustentado da exportação de frutas e legumes nacionais para os vários países onde tem presença», comenta ainda a empresa do grupo alemão Schwarz.

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Recentes

3
Porbatata lança edição de 2023 da campanha de promoção da batata portuguesa
Jungheinrich
Jungheinrich Portugal assinala 25 anos com os olhos postos no futuro
Alqueva
Alqueva reforça dotações de água para rega

Notícias relacionadas

3
Porbatata lança edição de 2023 da campanha de promoção da batata portuguesa
A Porbatata – Associação da Batata de Portugal, em parceria com a Associação...
Jungheinrich
Jungheinrich Portugal assinala 25 anos com os olhos postos no futuro
A Jungheinrich Portugal, subsidiária da multinacional alemã Jungheinrich,...
Alqueva
Alqueva reforça dotações de água para rega
A área de influência de Alqueva encontra-se em «condições meteorológicas excepcionais,...
FLF 241_opiniao
Opinião: Contrato colectivo de trabalho FNOP-SETAAB
A Federação Nacional das Organizações de Produtores de Frutas e Hortícolas (FNOP)...