Intermarché e DIA criam central comum de compras em Portugal

Para «competir mais eficazmente com as duas empresas que lideram o mercado da distribuição em Portugal», a Intermarché e o Grupo DIA decidiram criar uma «central de negociação comum», denominada CINDIA. Em comunicado conjunto, as empresas referem que «a CINDIA está mandatada para negociar em exclusivo, já no corrente ano, com os maiores fornecedores de produtos de marcas nacionais e internacionais». «O objetivo é o de optimizar as condições de aquisição para ambas as insígnias, melhorando em simultâneo a oferta de serviços aos fornecedores. O mandato de negociação confiado à CINDIA não abrange os produtos frescos tradicionais de origem agrícola e os produtos da pesca. Não cobrirá, tão pouco, negociações com PME.»

As empresas salientam que esta «cooperação em condições paritárias diz apenas respeito a Portugal, excluindo quaisquer negociações internacionais». Acresce a isto que as duas insígnias «continuarão a determinar com total independência as respectivas estratégias comerciais» e a concorrer «com absoluta autonomia nos mercados retalhistas, designadamente no que respeita à política comercial e à gestão das próprias redes de pontos de venda». O comunicado afirma ainda que a cooperação através da central comum CINDIA vai proporcionar «vantagens qualitativas e quantitativas aos consumidores» e preservar «a dinâmica concorrencial gerada pelas insígnias de ambos os grupos».

A insígnia de supermercados Intermarché, que reúne empresários independentes, está presente em Portugal desde 1991 e contava com 232 lojas no 1.º trimestre de 2015. Em 2014, o volume de negócios em Portugal atingiu 1.346 millhões de euros.

O Grupo DIA, empresa do sector da distribuição alimentar, produtos domésticos, cosmética e saúde, está presente em Portugal desde 1993 com a insígnia Minipreço. No 1.º trimestre de 2015, o DIA contava com 630 lojas. Em 2014, o volume de negócios do Grupo DIA em Portugal atingiu 876 milhões de euros.

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Recentes

plásticos
Lourinhã recebe acção de formação sobre economia circular e plásticos agrícolas
2a
CiB promove debate sobre propriedade intelectual e desenvolvimento de novas variedades de plantas
FLF 250_publirreportagem_fepal
Fepal alarga oferta de embalagens ecológicas

Notícias relacionadas

plásticos
Lourinhã recebe acção de formação sobre economia circular e plásticos agrícolas
Nos dias 9, 10 e 11 de Abril, o auditório da Câmara Municipal da Lourinhã acolhe...
2a
CiB promove debate sobre propriedade intelectual e desenvolvimento de novas variedades de plantas
No dia 8 de Abril, entre as 10h00 e as 12h30, decorre no ITQB NOVA, em Oeiras,...
FLF 250_publirreportagem_fepal
Fepal alarga oferta de embalagens ecológicas
A Fepal, empresa de referência no sector da embalagem, tem seguido a estratégia...
Vinha Douro
ADVID realiza seminário sobre necessidades do sector vitivinícola e soluções
No dia 11 de Abril, o Teatro Municipal de Vila Real acolhe o seminário “Desafios...