O InnovPlantProtect (InPP), laboratório colaborativo localizado em Elvas, anunciou ter desenvolvido, em colaboração com a Fertiprado, empresa que desenvolve, produz e e comercializa misturas biodiversas de sementes, uma «tecnologia inovadora de revestimento biológico para sementes a partir de algas, com efeito bioestimulante e com potencial para melhorar o desempenho das pastagens e forragens». O InPP explica que a tecnologia está a ser patenteada, que resulta de cinco anos de colaboração com a Fertiprado e que «permite estimular a nodulação em leguminosas, promover o crescimento vegetativo desde as fases iniciais de desenvolvimento, aumentar a resistência das plantas em condições de stress e melhorar o perfil nutricional do pasto, contribuindo para uma agricultura mais eficiente e sustentável».
Em comunicado, o InPP refere que esta inovação resulta de actividades de investigação e desenvolvimento (I&D) realizadas no âmbito da Agenda Mobilizadora Pacto da Bioeconomia Azul, financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), que integra o InPP e a Fertiprado e que visa desenvolver novos produtos, processos e serviços de alto valor a partir de recursos marinhos. Tendo em vista a valorização desta tecnologia – que «procura ser uma alternativa eficaz ao revestimento de sementes convencional baseado em produtos sintéticos» e que foi desenvolvida para aplicação em vinha com coberto vegetal biodiverso –, foi assinado em Elvas, no dia 4 de Março último, um memorando de entendimento para a exploração comercial da mesma.

António Saraiva, director executivo do InPP, afirma que «é com enorme satisfação que vemos uma das nossas linhas de investigação produzir resultados práticos». «Não tenho dúvida de que este produto vai ao encontro das necessidades de muitos produtores e contribuirá para que a nossa associada Fertiprado reforce a sua vertente inovadora, tornando-a ainda mais competitiva no mercado nacional e na exportação. Trabalhamos todos os dias para que isto aconteça e este é o primeiro exemplo do nosso pipeline em desenvolvimento», assinala.
Segundo Pedro Viterbo, gestor da Fertiprado, este novo produto «reflecte também o trabalho das equipas de I&D da Fertiprado e do InPP, cuja colaboração tem sido decisiva para transformar conhecimento científico em inovação com utilidade prática. Nós pretendemos manter uma aposta firme no desenvolvimento de soluções diferenciadoras para o sector». O InPP – entidade criada para desenvolver soluções inovadoras de base biológica e prestar serviços de diagnóstico e monitorização para a protecção de culturas, tendo como foco prioritário as culturas mediterrânicas, em particular a sua protecção contra pragas e doenças emergentes, associadas às alterações climáticas – salienta que «este desenvolvimento surge num contexto de forte crescimento do mercado global de biosoluções e produtos biológicos para a agricultura, impulsionado pela procura crescente por práticas agrícolas mais sustentáveis, pela necessidade de reduzir o impacto ambiental da produção agrícola e por novas exigências regulatórias».
Neste âmbito, destaca o InPP, «soluções inovadoras baseadas em conhecimento científico tornam-se fundamentais para apoiar a transição do sector». «Para as empresas do sector agrícola, colaborar com o InPP representa uma oportunidade concreta para acelerar processos de investigação e inovação próprios, reduzir riscos associados ao desenvolvimento tecnológico e aceder a conhecimento especializado, talento científico altamente qualificado, financiamento competitivo e redes de colaboração nacionais e internacionais que reforçam a sua competitividade», sublinha o laboratório.
