InovTechAgro apresenta Agenda de Inovação 2023/27

O InovTechAgro – Centro Nacional de Competências para a Inovação Tecnológica do Sector Agroflorestal, que comemorou o terceiro aniversário no fim de Novembro de 2023, disponibilizou a sua “Agenda de Inovação 2023/27”. O documento apresenta a «proposta de uma agenda de inovação no âmbito das competências técnico-científicas das áreas de mecanização, agricultura de precisão e digitalização» do InovTechAgro para o período de 2023 a 2027.

A “Agenda de Inovação 2023/27” detalha os dois eixos estratégicos definidos – “Comunicação, transferência de conhecimento e capacitação”; “Inovação e investigação” –, bem como as cinco linhas de trabalho integradas nestes eixos: “Comunicação para o sector” e “Transferência de conhecimento e capacitação” [no primeiro eixo]; “Soluções inovadoras na recolha e gestão de dados”, “Soluções inovadoras no uso de factores de produção (água, fertilizantes, produtos fitofarmacêuticos, combustíveis, máquinas)” e “Soluções inovadoras na monitorização das culturas” [no segundo eixo]. Este documento – que «resultou de um trabalho de equipa e discussão pública, incluindo os contributos de muitos dos seus membros, destacando-se os disponibilizados pelas suas entidades gestoras e parceiras» – integra também dados de enquadramento sobre as três áreas referidas, uma análise SWOT da inovação tecnológica assente na agricultura de precisão, mecanização e digitalização – com os pontos fortes e fracos, as oportunidades e as ameaças – e informações sobre os parceiros do InovTechAgro.

«Estamos certos de que a abordagem apresentada neste importante documento vai ao encontro de soluções facilitadoras do desenvolvimento de competências e instrumentos em mecanização, agricultura de precisão e digitalização, tão necessários à garantia de sucesso do sector agroflorestal nacional», indica a entidade. Homologado em 2020, o InovTechAgro envolve actualmente cerca de 80 entidades de todo o país, incluindo Açores e Madeira, «o que demonstra não só o interesse das temáticas que aborda, como também a sua forte e impar dinâmica», sublinha este Centro de Competências.

«O estudo da produtividade do factor mecanização, a adopção da agricultura de precisão e a transição digital no sector agroflorestal são uma realidade para a qual o InovTechAgro tem dado o seu contributo desde a sua homologação», assinala a entidade. Também se salienta que «ao longo destes três anos foram inúmeras as actividades desenvolvidas por este Centro de Competências», com relevo para as «acções de formação e capacitação realizadas de forma presencial e remota, que envolveram mais de 1.000 participantes e formaram cerca de 500 técnicos».

É ainda realçado o grupo de WhatsApp criado no âmbito deste Centro de Competências, que conta com perto de 380 participantes. O InovTechAgro resultou de um conjunto de diligências entre o Instituto Politécnico de Portalegre (IPP), a Direcção Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR), o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV) e a Associação Nacional de Produtores de Milho e Sorgo (Anpromis).

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Notícias Recentes

batata1
CAP publica newsletter sobre batata
2a
InovTechAgro apresenta Agenda de Inovação 2023/27
imagem capa FLF 248
Citrinos

Notícias relacionadas

batata1
CAP publica newsletter sobre batata
A edição de Janeiro da “Newsletter de frutos e hortícolas”, produzida pela Confederação...
imagem capa FLF 248
Citrinos
Consulte aqui todos os artigos do Grande Plano de Janeiro dedicado aos Citrinos: Citrinos...
1a
VII Empack e Logistics & Automation a 17 e 18 de Abril na Exponor
Nos dias 17 e 18 de Abril de 2024, a Exponor, no Porto, recebe a sétima edição...
86296455_1542366379244124_6774767797940518912_n
Portugal Fresh promove plantas ornamentais na maior feira mundial do sector
A principal feira mundial de flores e plantas ornamentais regressa a Essen,...