InovTechAgro apresenta Agenda de Inovação 2023/27

O InovTechAgro – Centro Nacional de Competências para a Inovação Tecnológica do Sector Agroflorestal, que comemorou o terceiro aniversário no fim de Novembro de 2023, disponibilizou a sua “Agenda de Inovação 2023/27”. O documento apresenta a «proposta de uma agenda de inovação no âmbito das competências técnico-científicas das áreas de mecanização, agricultura de precisão e digitalização» do InovTechAgro para o período de 2023 a 2027.

A “Agenda de Inovação 2023/27” detalha os dois eixos estratégicos definidos – “Comunicação, transferência de conhecimento e capacitação”; “Inovação e investigação” –, bem como as cinco linhas de trabalho integradas nestes eixos: “Comunicação para o sector” e “Transferência de conhecimento e capacitação” [no primeiro eixo]; “Soluções inovadoras na recolha e gestão de dados”, “Soluções inovadoras no uso de factores de produção (água, fertilizantes, produtos fitofarmacêuticos, combustíveis, máquinas)” e “Soluções inovadoras na monitorização das culturas” [no segundo eixo]. Este documento – que «resultou de um trabalho de equipa e discussão pública, incluindo os contributos de muitos dos seus membros, destacando-se os disponibilizados pelas suas entidades gestoras e parceiras» – integra também dados de enquadramento sobre as três áreas referidas, uma análise SWOT da inovação tecnológica assente na agricultura de precisão, mecanização e digitalização – com os pontos fortes e fracos, as oportunidades e as ameaças – e informações sobre os parceiros do InovTechAgro.

«Estamos certos de que a abordagem apresentada neste importante documento vai ao encontro de soluções facilitadoras do desenvolvimento de competências e instrumentos em mecanização, agricultura de precisão e digitalização, tão necessários à garantia de sucesso do sector agroflorestal nacional», indica a entidade. Homologado em 2020, o InovTechAgro envolve actualmente cerca de 80 entidades de todo o país, incluindo Açores e Madeira, «o que demonstra não só o interesse das temáticas que aborda, como também a sua forte e impar dinâmica», sublinha este Centro de Competências.

«O estudo da produtividade do factor mecanização, a adopção da agricultura de precisão e a transição digital no sector agroflorestal são uma realidade para a qual o InovTechAgro tem dado o seu contributo desde a sua homologação», assinala a entidade. Também se salienta que «ao longo destes três anos foram inúmeras as actividades desenvolvidas por este Centro de Competências», com relevo para as «acções de formação e capacitação realizadas de forma presencial e remota, que envolveram mais de 1.000 participantes e formaram cerca de 500 técnicos».

É ainda realçado o grupo de WhatsApp criado no âmbito deste Centro de Competências, que conta com perto de 380 participantes. O InovTechAgro resultou de um conjunto de diligências entre o Instituto Politécnico de Portalegre (IPP), a Direcção Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR), o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV) e a Associação Nacional de Produtores de Milho e Sorgo (Anpromis).

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Notícias Recentes

Alqueva
EDIA disponibiliza Anuário Agrícola de Alqueva de 2023
4a
Grow Field Days promove visitas de campo com foco no microbioma do solo
fig-972271_1280
Workshop “Figos para o Futuro: capacitar os pequenos produtores através do desenvolvimento de novos modelos de negócio”

Notícias relacionadas

Alqueva
EDIA disponibiliza Anuário Agrícola de Alqueva de 2023
A Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas de Alqueva (EDIA) disponibilizou...
4a
Grow Field Days promove visitas de campo com foco no microbioma do solo
No âmbito da iniciativa “Grow Field Days”, com o mote “De agricultor para agricultor!”,...
fig-972271_1280
Workshop “Figos para o Futuro: capacitar os pequenos produtores através do desenvolvimento de novos modelos de negócio”
O projecto InovFarmer.MED apresenta o seu primeiro workshop, focado na cadeia...
FLF 250_entrevista_porbatata
«Tem de haver uma maior partilha de risco»
As perpespectivas para a campanha, os problemas com a batata de semente e o...