Foi ontem inaugurado o Aproveitamento Hidroagrícola de Ervidel, incluído no projecto do Alqueva, que vai servir 8228 hectares e 444 agricultores dos concelhos de Aljustrel e Ferreira do Alentejo. Segundo a EDIA (Empresa de Desenvolvimento e Infra-estruturas do Alqueva), esta infra-estrutura representa um investimento de 40,9 milhões de euros, que foi co-financiado em 39,67 milhões de euros pelo Proder (Programa de Desenvolvimento Rural).
A nova área de regadio está dividida em três blocos de rega, tem 466 bocas de rega e cerca de 86 quilómetros de condutas. O Aproveitamento Hidroagrícola de Ervidel foi inaugurado pelo secretário de Estado da Agricultura, José Diogo Albuquerque, acompanhado pelo ministro da Agricultura de Marrocos, Aziz Akhnnouch, que está a efectuar uma visita oficial a Portugal.
Na actual campanha de rega, o projecto Alqueva já tem infra-estruturados 68.000 hectares de regadio, face aos 120.000 hectares previstos no projecto global, com conclusão prevista para 2015. A EDIA indica que estão em curso procedimentos para adjudicar a construção de mais 20.000 hectares.