III Colóquio Nacional de Plantas Aromáticas e Medicinais de 24 a 26 de Março em Castelo Branco

A Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco (ESA/IPCB), na Quinta da Senhora de Mércules, em Castelo Branco, vai ser o palco, de 24 a 26 de Março, do “III Colóquio Nacional de Plantas Aromáticas e Medicinais” (CNPAM). Esta iniciativa é organizada pela Associação Portuguesa de Horticultura (APH), em colaboração com a ESA/IPCB e com o Centro de Biotecnologia de Plantas da Beira Interior (CBP-BI).

Os dias 24 e 25 serão dedicados a cinco sessões: “Fileira das Plantas Aromáticas Medicinais e Condimentares”, “Inovação e aplicações das PAM”, “As PAM na terapêutica”, “Apresentação de projectos de I&D” e, em formato mesa-redonda, “Do conhecimento das plantas às suas potencialidades”. O programa para o dia 26 envolve uma visita técnica e a realização de um encontro de produtores e transformadores. Pode obter mais informações sobre o “III Colóquio Nacional de Plantas Aromáticas e Medicinais” e inscrever-se aqui.

O evento deveria ter tido lugar em 2021, mas a situação pandémica levou ao seu adiamento para o corrente ano. As edições anteriores do Colóquio Nacional de Plantas Aromáticas e Medicinais decorreram em 1996, em Vilamoura, e em 2007, no Parque Nacional Peneda-Gerês.

Segundo a organização, é oportuno que se efectue «a actualização e análise da evolução do sector que envolve a produção, selecção, melhoramento, biotecnologia, transformação e utilização das PAM a nível nacional e ibérico (resultado de constantes parcerias raianas) e cujo aumento do conhecimento e de produtores tem sido notório no nosso País». A organização refere ainda que o CNPAM «pretende juntar técnicos, investigadores, estudantes, produtores, industriais e demais agentes da fileira, contribuindo para a actualização de dados sobre o sector e a partilha de conhecimentos sobre as potencialidades desta flora tão diversificada e extremamente rica que possuímos, para além das condições edafoclimáticas nacionais que potenciam produtos de elevada qualidade».

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Recentes

2
CAP realça contradições na informação sobre reforma das CCDR
capa para facebook floral fofa lilás (44)
Eficácia nos Herbicidas Taisen®800 EC e Batuta® no controlo do Lolium Regidum (erva-febra) e infestantes dicotiledóneas, na cultura do trigo mole
Oeste
Comissão dos Fundos Agrícolas realizou primeira reunião

Notícias relacionadas

2
CAP realça contradições na informação sobre reforma das CCDR
A Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) afirma que a ministra da Agricultura...
capa para facebook floral fofa lilás (44)
Eficácia nos Herbicidas Taisen®800 EC e Batuta® no controlo do Lolium Regidum (erva-febra) e infestantes dicotiledóneas, na cultura do trigo mole
No ano agrícola de 2021/2022, foi levado a cabo um ensaio de campo, na Herdade...
Oeste
Comissão dos Fundos Agrícolas realizou primeira reunião
Realizou-se ontem, 16 de Fevereiro, no Ministério da Agricultura e Alimentação,...
Paulo Machado_Syngenta
Syngenta realiza jornada técnica em Beja sobre fitossanidade do olival
A Syngenta realizou a 13 de Fevereiro, em Beja, uma jornada técnica sobre os...