Na tarde de hoje, 23 de Novembro, a partir das 14h30, tem lugar no Centro de Congressos de Lisboa o II Fórum “Portugal Sou Eu”, promovido pela AIP (Associação Industrial Portuguesa), parceira deste programa. O objectivo do evento é «dar a conhecer à comunidade empresarial as dinâmicas e as áreas de actuação do programa» e reflectir sobre temas como «a entrada em novos mercados, os aspectos críticos na cooperação e inovação, as novas exigências dos consumidores, o artesanato na lógica das startups e o modelo do ecossistema da Rede de Empresas, que será desenvolvido durante o próximo triénio», explica a entidade em comunicado.
Outro objectivo consiste em apresentar os resultados de um estudo «que avaliou as tendências de comportamento dos consumidores e o impacto da marca nos seus hábitos de compra». O “Estudo de Notoriedade da Marca” foi realizado junto de 1.200 consumidores e os seus resultados serão apresentados na primeira parte do Fórum por Helena Martins Gonçalves, do ISEG (Instituto Superior de Economia e Gestão – Lisbon School of Economics and Management). Ainda na primeira parte do Fórum, vai-se falar de como os Millenials olham para Portugal e será exibido um filme sobre as iniciativas de cooperação entre as empresas “Portugal Sou Eu”, com três casos concretos.
A segunda parte do Fórum terá cinco cafés temáticos, a decorrer em simultâneo, em que se vão debater os temas “Produzir de Portugal para o Mundo”, “Cooperação e inovação”, “Novos conceitos: o consumo de experiências”, “Modelo de Rede de Empresas Portugal Sou Eu” e “Artesanato certificado”. No espaço do evento vão estar expostos painéis com produtos e serviços de 70 empresas aderentes ao programa.
A abertura do Fórum “Portugal Sou Eu” vai contar com a presença do secretário de Estado Adjunto e do Comércio, Paulo Alexandre Ferreira, do presidente da AIP, José Eduardo Carvalho, e dos representantes das entidades promotoras do programa. Na ocasião, será apresentado um filme com o balanço da fase II deste programa.
O programa “Portugal Sou Eu” foi lançado em 2012 pelo Governo de Portugal. Já aderiram ao selo cerca de 1.700 empresas, que qualificaram mais de 5.400 produtos. Cerca de 68% destes produtos pertencem aos sectores da alimentação, Bebidas, Agricultura e Pescas.