A edição de 2024 do i-Danha Food Lab decorre nos dias 7, 8 e 9 de Novembro, em Idanha-a-Nova, e será dedicada ao tema das aplicações da microbiologia na agricultura. Este evento é organizado pela Câmara Municipal de Idanha-a-Nova e pela BGI, terá lugar no Centro Cultural Raiano e pretende reunir especialistas e produtores para promover a inovação, para debater temas e para partilhar conhecimento e proporcionar networking, «em prol de uma agricultura mais sustentável».
No primeiro dia, vão estar em foco «soluções economicamente viáveis» – nas vertentes de «bioestimulantes, sementes, culturas de cobertura e melhoria do microbioma do solo» –, com atenção aos seus benefícios na nutrição, na funcionalidade, na fertilidade e no controlo de doenças e pragas nas culturas, incluindo a apresentação de estudos de caso já implementados. O segundo dia será dedicado ao «papel estratégico dos territórios para um desenvolvimento sustentável», sendo abordados tópicos como mercados de carbono, a rede de bio-regiões, raças e variedades autóctones, a digitalização da distribuição e das cadeias curtas e a relação entre a gastronomia e a restauração e o seu impacto no desenvolvimento territorial e local.

No dia 9, realiza-se uma visita guiada pelo património de Idanha-a-Velha. Segundo a organização, o i-Danha Food Lab 2024 irá abordar temas como aumento da produtividade («como os microrganismos podem optimizar o crescimento das plantas e a saúde do solo»), redução de custos («como substituir insumos químicos por soluções biológicas mais eficientes e económicas»), sustentabilidade («práticas agrícolas que minimizam o impacto ambiental e promovem a biodiversidade») e inovação («as últimas tendências em biotecnologia e as ferramentas disponíveis para os produtores»).
Pode obter mais informações sobre a edição de 2024 do i-Danha Food Lab aqui e pode consultar o programa completo aqui. Os interessados em participar podem inscrever-se aqui.
