A PortugalFoods realiza, de 24 a 28 de Maio, a primeira edição do International Business Forum, evento em formato totalmente virtual que vai promover a oferta nacional de produtos do sector agroalimentar junto de compradores de dez países europeus e extracomunitários. Segundo a entidade, a participação neste certame é gratuita e as empresas poderão inscrever-se até 9 de Abril.
A PortugalFoods explica que, neste evento, «players de 10 países – Espanha, França, Brasil, Reino Unido, Angola, Federação Russa, Luxemburgo, Suécia, Dinamarca e Irlanda – poderão contactar com a oferta portuguesa através de um showroom de produtos de diferentes categorias, como padaria e pastelaria, lacticínios, bebidas, pescado e marisco, frutas e vegetais, produtos de mercearia, carne e produtos cárneos, azeitonas e azeite, produtos de confeitaria e snacks, assim como produtos naturais e biológicos». O International Business Forum está integrado na iniciativa “Portugal Excepcional 2.0” e pretende ser, num contexto de limitações impostas pela pandemia de covid-19, um meio de «contornar as restrições à promoção presencial e aproximar a oferta da procura, visando aumentar consideravelmente as vendas ao exterior e criar novas oportunidades de negócio com a valorização da marca Portugal», refere a entidade.
«Este é um esforço que fazemos em prol do sector, encontrando na tecnologia e no digital um recurso que nos permite mostrar a excelência e a diversidade da oferta da produção portuguesa a compradores internacionais exigentes», afirma Deolinda Silva, directora-executiva da PortugalFoods, sublinhando que o International Business Forum tem «o objectivo assumido da promoção internacional de produtos diferenciados e de maior valor acrescentado do sector agroalimentar português junto de compradores e opinion makers internacionais». A PortugalFoods destaca ainda que «o sector agroalimentar continua a revelar uma grande resiliência face a todos os constrangimentos e dificuldades impostos pela pandemia de covid-19, com resultados muito positivos ao nível das exportações de bens» e que, com esta iniciativa, pretende contribuir «para a divulgação internacional do sector agroalimentar português, evidenciando as competências das entidades do sector nacional e demonstrando o potencial internacional das mesmas».