“Heróis da Fruta” inicia novo ano lectivo

Já estão abertas as inscrições para o programa escolar nacional de combate à má nutrição infantil “Heróis da Fruta” no ano lectivo 2021/2022. As escolas públicas e privadas, de pré-escolar e 1º ciclo, interessadas em participar no programa, podem inscrever-se, gratuitamente, no site do projecto, até 16 de Outubro – data em que esta iniciativa celebra 10 anos de existência.

Promovido desde 2011 pela Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil (APCOI), este programa já contou com a participação de mais de 500.000 alunos, provenientes de 5.037 escolas em Portugal. Segundo a entidade, o projecto “Heróis da Fruta” está acessível a educadores de infância, professores de 1.º ciclo, monitores de ATL, docentes responsáveis por bibliotecas escolares ou projectos de educação para a saúde, coordenadores pedagógicos, directores de agrupamento ou técnicos municipais, como por exemplo nutricionistas, entre outros.

A APCOI explica que, após fazerem a inscrição, os responsáveis recebem por email o “Guia Heróis da Fruta” – com orientações passo-a-passo sobre como implementar o programa no corrente ano lectivo – e que «para a implementação do método “Heróis da Fruta” é apenas necessário que cada turma dedique cerca de 5 a 15 minutos diários durante 25 dias úteis, o que se traduz em cinco semana lectivas consecutivas». A entidade indica também que «todos os participantes, incluindo alunos, professores ou outros responsáveis pela implementação do projecto, recebem um prémio de participação e as turmas habilitam-se ainda ao prémio final por sorteio: a visita da mascote “Heróis da Fruta” à escola», num total de 25 escolas.

A APCOI destaca que «mais de 50% das crianças que participam no projecto alcançam as porções diárias recomendadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS), relativamente ao consumo de frutas e vegetais, em apenas dez semanas» e que «escolas que repetem o programa no ano lectivo seguinte conseguem alcançar a recomendação da OMS para 90% dos alunos, incluindo os que não tinham alcançado essa rotina de alimentação saudável no primeiro ano, em apenas duas semanas». De acordo com o mais recente estudo do Instituto de Saúde Ambiental (Isamb) da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL) – parceiro de investigação do programa –, «40% das crianças que participam pela primeira vez no projecto “Heróis da Fruta” alcançam as porções diárias recomendadas pela OMS relativamente ao consumo de frutas e vegetais em apenas cinco semanas», sendo que, «após dez semanas de participação no projecto, essa percentagem aumenta para 60%».

4a

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Recentes

José Manuel Fernandes
José Manuel Fernandes é ministro da Agricultura e Pesca do XXIV Governo Constitucional
3b
Santarém recebe III Colóquio sobre o Uso Sustentável dos Pesticidas a 24 de Maio
Alqueva
EDIA disponibiliza Anuário Agrícola de Alqueva de 2023

Notícias relacionadas

José Manuel Fernandes
José Manuel Fernandes é ministro da Agricultura e Pesca do XXIV Governo Constitucional
O até agora eurodeputado José Manuel Ferreira Fernandes é o nome proposto para...
3b
Santarém recebe III Colóquio sobre o Uso Sustentável dos Pesticidas a 24 de Maio
A Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Santarém (ESAS) vai ser...
Alqueva
EDIA disponibiliza Anuário Agrícola de Alqueva de 2023
A Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas de Alqueva (EDIA) disponibilizou...
4a
Grow Field Days promove visitas de campo com foco no microbioma do solo
No âmbito da iniciativa “Grow Field Days”, com o mote “De agricultor para agricultor!”,...