A propósito da celebração do Halloween em Portugal, a associação Love Butternut, em parceria com a Associação 5 ao Dia, vai organizar uma actividade com crianças de decoração deste vegetal no dia 31 de Outubro, às 10h30, no Mercado Abastecedor da Região de Lisboa (MARL). Segundo a Love Butternut, «em simultâneo, cerca de 5.800 alunos do pré-escolar e primeiro ciclo espalhados por várias escolas das zonas de Santarém, Torres Vedras, Lourinhã, Rio Maior e Lisboa também vão estar a pintar e a decorar abóboras butternut nas salas de aula, juntamente com os seus professores», sendo que «os alunos são, depois, desafiados a utilizar a mesma abóbora para confeccionar uma receita deliciosa e assustadora».
A associação Love Butternut, que une produtores de abóbora portugueses e espanhóis e que visa «promover o consumo deste vegetal, as suas propriedades para a saúde e a sua versatilidade na cozinha», salienta que, com estas iniciativas, também «promovem uma alimentação saudável e o desperdício zero». Será ainda organizado um concurso nacional de decoração de abóboras, designado “A abóbora mais terrorífica”, um «desafio» em que os mais pequenos podem participar «a partir de casa» e «com a ajuda dos pais», refere a entidade.
A associação explica que, «até ao início de Novembro, as abóboras butternut à venda nos principais hipermercados e supermercados vão estar identificadas com uma etiqueta especial, que desafia os consumidores a participar no concurso». «Basta ler o QR Code e enviar uma fotografia deste alimento decorado da forma mais assustadora possível. No fim, todas as abóboras decoradas podem ir a concurso e a que conseguir aterrorizar o júri neste Halloween (e não tiver furos ou cortes [para promover a sua utilização em receitas]) ganha quatro bilhetes para a Isla Mágica, em Sevilha.»
De acordo com a Love Butternut, «uma das características desta variedade de abóbora é ter a pele dura e impermeável, o que permite às crianças decorarem com qualquer tipo de material sem que a sua polpa seja contaminada, desde que não haja cortes nem furos». A associação indica ainda que «Portugal é o terceiro maior produtor de abóbora da Europa, logo atrás de Espanha e França», e que se estima que, «desde o nascimento do projeto da Love Butternut, em 2021, as vendas de abóboras, tanto frescas como minimamente processadas, aumentaram 20%».
A fotografia em baixo é a da decoração que venceu o concurso realizado em 2023, a qual foi da responsabilidade de Cátia Henriques.