Governo vai classificar caroço de azeitona como subproduto

Durante uma visita à sede da Olivum – Associação de Olivicultores e Lagares de Portugal, a ministra do Ambiente anunciou a sua intenção de avançar com a alteração que coloca o caroço de azeitona como subproduto e não como resíduo.

Esta visita ao Alentejo teve lugar no dia 30 de Novembro, no seguimento do trabalho que a Olivum tem desenvolvido no sentido de solicitar que o caroço de azeitona proveniente da separação do bagaço seja considerado biomassa. Além do Ministério do Ambiente, esteve também presente a Agência Portuguesa do Ambiente, a outra entidade competentes neste âmbito.

A comitiva visitou um lagar no concelho de Beja para analisar, in loco, o processo de extração do azeite, seguindo-se depois a visita à sede da Olivum, onde então a ministra do Ambiente terá comunicado essa intenção, segundo um comunicado enviado pela Associação de Olivicultores e Lagares de Portugal.   

«Após várias missivas do sector sobre a relevância e urgência de resolução desta temática, a Sra ministra do Ambiente, professora Maria da Graça Carvalho e o presidente da Agência Portuguesa do Ambiente, engenheiro José Pimenta Machado, assumiram a intenção de alterar a classificação do caroço de azeitona de resíduo para subproduto», lê-se no referido documento.

«Esta visita foi mais um passo na resolução de um problema para o qual o sector tem envidado esforços há já algum tempo», refere a directora executiva da Olivum, Susana Sassetti, sublinhando a importância da proximidade entre as entidades e o sector.

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Notícias Recentes

solo 2
Syngenta apoia agricultores portugueses na regeneração do solo
MaisSolo
Nova plataforma promove a saúde e a sustentabilidade do solo
MA_APA_OLIVUM 30.11
Governo vai classificar caroço de azeitona como subproduto

Notícias relacionadas

solo 2
Syngenta apoia agricultores portugueses na regeneração do solo
Alinhada com uma das suas quatro prioridades de sustentabilidade, “Regenerar...
MaisSolo
Nova plataforma promove a saúde e a sustentabilidade do solo
No âmbito da celebração do Dia Mundial do Solo, hoje, 5 de Dezembro, a Alltech...
lusoflora
Lusoflora 2025 destaca sanidade e futuro do sector
A Lusoflora – Feira Internacional de Plantas e Flores, Tecnologia e Jardinagem...
Apresentação SGS Lab Shimadzu_2
Inaugurado laboratório em Lisboa especializado em pesticidas
A SGS, empresa especializada em testes, inspecção e certificação, e a Izasa...