Os dados estatísticos mais recentes indicam que, nos primeiros 11 meses de 2017, Portugal exportou frutas, legumes e flores no valor total de 1.366 milhões de euros. Este valor, apontado pela Portugal Fresh – Associação para a Promoção das Frutas, Legumes e Flores de Portugal, representa um aumento de 16% face ao período homólogo de 2016.
Quanto a destinos, Espanha é o principal, seguida por França, Reino Unido e Holanda. Na 5.ª posição surge a Alemanha – país com 82 milhões de habitantes e que é «o maior e mais importante mercado da Europa» –, com exportações superiores a 89 milhões de euros entre Janeiro e Novembro de 2017, o que significa um incremento de 14% em comparação com o mesmo período do ano anterior.
Recorde-se que, em 2015, a Alemanha passou da 9.ª posição como destino de exportações portuguesas de frutas, legumes e flores para a 5.ª posição. A Portugal Fresh salienta que, «nos últimos anos, este país tem-se assumido como um destino estratégico das frutas e legumes nacionais» e que o crescimento registado «é fruto da estratégia de promoção conjunta do sector e de parcerias entre empresas, que tornaram possível a presença dos produtos portugueses nos supermercados alemães».
Para cumprir o objectivo expresso de atingir 2.000 milhões de euros de exportações de hortofrutícolas e florícolas em 2020, a estratégia de promoção externa passa pela «participação nas maiores feiras internacionais». Assim, de 7 a 9 de Fevereiro, a Portugal Fresh promove na Fruit Logistica uma participação conjunta com 41 empresas, associações e parceiros.
A Fruit Logistica, «a maior feira do Mundo dedicada às frutas e legumes», decorre em Berlim e nesta edição são esperados cerca de 76.000 visitantes. Esta será a oitava participação conjunta consecutiva na Fruit Logistica promovida pela Portugal Fresh.