Estudar o potencial económico do sector agro-alimentar do Tâmega e Sousa

Entre Setembro e Novembro de 2018, a Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa vai promover sete visitas de campo a «explorações agrícolas e unidades empresariais de referência nacional e regional no sector agro-alimentar». Estas visitas decorrem no âmbito de um estudo que esta entidade está a desenvolver, o qual visa «aferir o potencial económico do sector agro-alimentar do Tâmega e Sousa».

A primeira visita de campo vai ter lugar durante a manhã de 28 de Setembro, a uma exploração agrícola de cogumelos shiitake, a Quinta da Tapada, em Amarante. A participação é gratuita, mediante inscrição, que pode ser feita até 25 de Setembro. Existe um limite de 40 participantes e o transporte é incluído.

Segundo a Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, as visitas «terão como foco casos de sucesso em actividades com maior especialização e potencial de crescimento no Tâmega e Sousa», como a «produção de vinho verde, de produtos frutícolas, hortícolas e micológicos e de carne certificada». Estas visitas são «especialmente dirigida a produtores ou potenciais interessados em iniciar actividade, comercializadores, técnicos municipais e técnicos de entidades com actuação no sector do agro-alimentar do Tâmega e Sousa».

Com esta iniciativa, pretende-se «proporcionar aos participantes um contacto com exemplos de boas práticas ao nível das técnicas e dos modos de produção e dos modelos de negócio implementados». A Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa assinala ainda que as visitas «constituirão igualmente uma oportunidade para estimular a cooperação entre produtores, permitindo-lhes encontrar, de forma conjunta, soluções para desafios futuros e potenciar a valorização agregada do sector agro-alimentar».

As visitas de campo surgem inseridas na operação “Capacitar o Tâmega e Sousa para a Especialização Inteligente”, promovida pela Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa e pela Associação de Municípios do Baixo Tâmega. Esta operação é co-financiada pelo Norte 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Recentes

kiwi
Webinar a 15 de Abril sobre inovação na colheita e conservação do kiwi
1a
Seminário Smart Farm a 11 de Abril em Lisboa sobre tecnologia e informação na agricultura
1
Publicada resolução que estabelece os planos de gestão das regiões hidrográficas

Notícias relacionadas

kiwi
Webinar a 15 de Abril sobre inovação na colheita e conservação do kiwi
No dia 15 de Abril, a partir das 10h30, o Núcleo de Investigação em Biotecnologia...
1a
Seminário Smart Farm a 11 de Abril em Lisboa sobre tecnologia e informação na agricultura
A CropLife Portugal – Associação da Indústria da Ciência para a Protecção das...
1
Publicada resolução que estabelece os planos de gestão das regiões hidrográficas
Foi publicada hoje, 3 de Abril, em Diário da República a Resolução do Conselho...
3a
Carmo & Silvério em destaque no 17.º episódio d’“A palavra aos frescos”
Com sede em A-dos-Cunhados, Torres Vedras, a Carmo & Silvério é a organização...