O Salão Nobre do Instituto Superior de Agronomia, em Lisboa, acolhe a 9 de Abril o seminário “Aumento da produção sustentável de cereais em Portugal: que desafios se nos colocam?”. Este evento tem início às 15h00 e é uma organização conjunta da Associação Nacional dos Produtores de Milho e Sorgo (Anpromis), da Associação Nacional de Produtores de Proteaginosas, Oleaginosas e Cereais (ANPOC) e da Associação de Orizicultores de Portugal (AOP).
No seminário, vai ser apresentada a nova estratégia “+Cereais”, que foi coordenada pelo Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral (GPP), nomeadamente por Susana Barradas. Os temas, objectivos e medidas abordados nessa apresentação vão servir depois de mote para o comentário de um painel composto pelos dirigentes da Anpromis, da ANPOC e da AOP, bem como pelo director geral da Federação das Indústrias Portuguesas Agroalimentares (FIPA) e pela presidente do Clube de Produtores Continente.

A organização deste seminário sublinha que «a Comissão Europeia, no âmbito das recomendações para o Plano Estratégico da Política Agrícola Comum de Portugal (PEPAC PT) identificou, com especial preocupação, o baixo grau de auto-aprovisionamento de cereais de Portugal, referindo inclusivamente que pode provocar uma quebra no nosso abastecimento agro-alimentar», acrescentando que as Direcções das três entidades envolvidas decidiram realizar este evento cientes dos «crescentes desafios que se colocam ao nosso país, num ambiente geopolítico de grande instabilidade». As inscrições são gratuitas, mas limitadas à capacidade da sala (100 lugares) e aceites por ordem de chegada, sendo que a inscrição pode ser efectuada aqui.
