EDIA lança concurso público para construção do Bloco de Rega de Reguengos de Monsaraz

O concurso público para a construção do Bloco de Rega de Reguengos de Monsaraz foi publicado no dia 30 de Outubro no Diário da República.

O concurso desta obra integrada no Circuito Hidráulico de Reguengos de Monsaraz foi lançado pela EDIA – Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva e representa um investimento de 32,85 milhões de euros.

O bloco de rega terá uma área de 4.786 hectares e a empreitada com um prazo de execução de 18 meses vai decorrer nos concelhos de Reguengos de Monsaraz e de Évora.

As empresas que pretendam concorrer à obra terão de apresentar as propostas até ao dia 19 de Dezembro.

Marta Prates, presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, considera que «o sector agrícola é fundamental para a economia do concelho, devendo ser sempre defendido e valorizado, pelo que o anúncio do concurso público para a construção do bloco de rega demonstra que a luta que travámos durante três anos para que a obra avançasse atingiu o seu objectivo».

A autarca acrescenta: «Unimos os agricultores para a criação de um grupo de pressão e durante este período foram pedidas audiências aos vários ministros com a pasta da Agricultura, até que este Governo assumiu o compromisso e teve a vontade política para lançar o concurso do único bloco de rega que não estava contemplado nas empreitadas do Circuito Hidráulico de Reguengos de Monsaraz e que não tinha o financiamento assegurado».

Marta Prates recorda a visita que o ministro da Agricultura e Pescas, José Manuel Fernandes, efectuou no dia 27 de Agosto a Reguengos de Monsara. «Foi nesse dia que tive a certeza que o Bloco de Rega de Reguengos ia avançar, durante uma reunião na autarquia, quando ouvi a garantia do Governo para fazer a obra e que o perímetro de rega poderá estar disponível em 2026 para que os agricultores possam regar as suas culturas».

Recorde-se que o concelho tem a sua base económica na agricultura, maioritariamente na vitivinicultura, com centenas de pequenos agricultores e 14 produtores de vinho na sub-região vitivinícola de Reguengos de Monsaraz, que produzem anualmente milhões de litros de vinho.

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Notícias Recentes

syngenta kiwicoop
Kiwicoop ensaia produtos Syngenta Biologicals com resultados positivos no calibre e na qualidade do kiwi
Agricultura (1)
EDIA lança concurso público para construção do Bloco de Rega de Reguengos de Monsaraz
shanghai-1484452_1280
ViniPortugal marca presença na ProWine Xangai

Notícias relacionadas

syngenta kiwicoop
Kiwicoop ensaia produtos Syngenta Biologicals com resultados positivos no calibre e na qualidade do kiwi
A Kiwicoop e a Syngenta realizaram um dia de campo, a 29 de Outubro, no Troviscal,...
shanghai-1484452_1280
ViniPortugal marca presença na ProWine Xangai
A ViniPortugal vai marcar presença na ProWine Xangai 2024, uma das maiores e...
apple-3383467_1280
COTR apresenta Nova Agenda de Investigação e Inovação do Regadio
No ano em que comemora 25 anos de existência, o COTR – Centro Operativo e de...
Foto: Jorge Oliveira
Agricultores apelam a medidas concretas, calendarizadas e orçamentadas no plano "Água que Une"
Os agricultores apelam aos governantes e responsáveis pelo grupo de trabalho...