DRAP Centro lança caderno temático sobre vinha e vinho na região

A Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Centro (DRAP Centro) lançou a segunda edição da publicação “Cadernos Temáticos da DRAP Centro”, dedicada ao sector da vinha e do vinho nesta região. Segundo a entidade, os “Cadernos Temáticos” pretendem ser «um elemento de transmissão de conhecimento, mas também de discussão e debate sobre a evolução de um determinado sector na região».

Desde logo, o director regional da DRAP Centro aponta três desafios que este sector enfrenta. «O primeiro, e mais exigente, será traduzir em valor o que a qualidade intrínseca dos nossos vinhos já hoje ostenta, através da sua valorização nos mais exigentes concursos mundiais. O segundo grande desafio, e que é o tema do momento, é o da sustentabilidade. Questões como as consequências e os impactos das alterações climáticas no sector; os compromissos do pacto ecológico que nos impõem reduções de fertilizantes de síntese e pesticidas, com metas muito exigentes; e, finalmente, a exigência cada vez maior, por parte dos consumidores, de informação sobre o modo de produção, e a sua sustentabilidade e, sobre as garantias de segurança alimentar, plasmada na já familiar estratégia definida pela Comissão Europeia – do prado ao prato. O terceiro desafio a que o sector terá de responder é o da capacidade de comunicação com o consumidor e cidadãos em geral e que são cada vez mais urbanizados e por isso necessitamos de os trazer “a casa” para os fidelizar e ligar emocionalmente ao produto vinho e a todo o glamour que o envolve.»

Apresentamos abaixo o índice de conteúdos deste documento produzido pela DRAP Centro. Pode consultar aqui a segunda edição dos “Cadernos Temáticos da DRAP Centro”.

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Notícias Recentes

FLF 238_publirreportagem_Ascenza
Eficacia nos Herbicidas Taisen®800 EC e Batuta® no controlo do Lolium Regidum (erva-febra) e infestantes dicotiledóneas, na cultura do trigo mole
Oeste
Comissão dos Fundos Agrícolas realizou primeira reunião
Paulo Machado_Syngenta
Syngenta realiza jornada técnica em Beja sobre fitossanidade do olival

Notícias relacionadas

FLF 238_publirreportagem_Ascenza
Eficacia nos Herbicidas Taisen®800 EC e Batuta® no controlo do Lolium Regidum (erva-febra) e infestantes dicotiledóneas, na cultura do trigo mole
No ano agrícola de 2021/2022, foi levado a cabo um ensaio de campo, na Herdade...
Oeste
Comissão dos Fundos Agrícolas realizou primeira reunião
Realizou-se ontem, 16 de Fevereiro, no Ministério da Agricultura e Alimentação,...
Paulo Machado_Syngenta
Syngenta realiza jornada técnica em Beja sobre fitossanidade do olival
A Syngenta realizou a 13 de Fevereiro, em Beja, uma jornada técnica sobre os...
2
Publicada declaração que rectifica composição do Comité de Acompanhamento do PEPAC
Foi publicada a 15 de Fevereiro, em Diário da República, uma declaração de rectificação...