A marca de uva de mesa Dona Uva, da organização de produtores Frutalmente, iniciou ontem, 15 de Julho, a colheita de 2024. A área de produção de uva de mesa ronda os 190 hectares, nas regiões do Ribatejo, Oeste e Alentejo, a colheita deste ano deverá estender-se até Novembro e prevê-se uma produção de 3,5 milhões de quilos.
Dos 190 hectares, 60 hectares são de uva sem grainha – das variedades Crimson Seedless, Regal, Sugraone, Arra15, Arra19, Arra30 e Arra32 – e os restantes 130 com grainha – das variedades Cardinal, Red Globe, Vitória, Michele Palieri e Dona Maria. Segundo Mário Rodrigues, director executivo da Frutalmente, para esta campanha «foi feito um investimento para renovar as áreas de produção, tanto de uva com grainha, como de uva sem grainha».
A campanha deste ano da Dona Uva apresenta o mote “O que é que a Dona Uva tem?”. Em comunicado, a marca refere, a propósito deste mote, que «tem doçura como ninguém, tem variedades para todos, tem uva portuguesa, tem crocância e sabor, tem uva com e sem grainha e tem a natureza como casa mãe».

Uma das vertentes assinaladas é, de acordo com nutricionista Patrícia Aguiar, que «tem vitaminas, antioxidantes e fibras para uma saúde completa», com a marca a realçar ainda que «a pele e a grainha das uvas contêm uma substância chamada de resveratrol, um polifenol com propriedades antioxidantes e benéficas para a saúde». Outra vertente sublinhada na campanha deste ano consiste nas «preocupações com o ambiente», sendo referido que «tem vindo a apostar, gradualmente, na adaptação do seu packaging a soluções mais sustentáveis. O ano passado lançou a cuvette em cartão e, este ano, vai começar a substituir os sacos de plástico por uma solução em sacos de cartão. As uvas são também colhidas à mão e produzidas no sistema Y, em que os cachos crescem em troncos mais altos. Isto permite aumentar a produção e a rentabilidade da colheita. A par disso, 40% da produção é feita em sequeiro, ou seja, sem necessidade de abastecimento de água artificial».
«A Dona Uva está em quase todas as grandes superfícies no mercado nacional e todas estas variedades têm o seu espaço, pois chegam às prateleiras em alturas distintas, o que permite ao consumidor português, que valoriza muito a uva de mesa, tê-la durante um largo período de tempo», diz Mário Rodrigues, a propósito do conjunto das variedades da Dona Uva. Fundada em 2012 e reconhecida como Organização de Produtores em 2013, a Frutalmente detém as marcas Dona Uva (para uvas de mesa) e Adoora (para outros frutos, como pêssegos, nectarinas, ameixas, paraguaios, figos, romãs, dióspiro, peras e maças).