Dia dedicado à prevenção da vinha na Bairrada

As temperaturas no mês de Junho têm estado elevadas, mas ainda assim surgem os primeiros focos de podridão cinzenta nos cachos e também por esta altura teve início o segundo voo da traça da uva. Mediante este cenário, a Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Centro (DRAPC), juntamente com a Syngenta, promoveram a 19 de Junho uma acção de prevenção da vinha na Bairrada.

Madalena Neves, técnica da DRAPC, sobre os focos de podridão alertou para a necessidade de medidas que «promovam o arejamento da zona de frutificação». Em relação às cochonilhas, que se encontram em início de eclosão na Bairrada, a técnica recomendou a realização de tratamentos localizados, apenas nas videiras atacadas, como forma de limitar a sua disseminação pela parcela.

No decorrer da actividade a Syngenta apresentou o Luzindo, o insecticida multipraga que controla a traça, a cigarrinha verde e o cicadelídeo da flavescência dourada. Quanto ao controlo do oídio, a empresa, especializada em produtos químicos e sementes, sugeriu o fungicida Dynali.

Neste período do ano realizam duas operações culturais, nomeadamente a desfolha e a desponta. César Almeida, técnico da DRAPC, recordou que «a desfolha é importante para arejar o cacho e permitir que os produtos fitofarmacêuticos atinjam directamente o alvo pretendido nesta fase – o cacho –, uma vez que após a fase do pintor a sistemia da planta deixa de funcionar. No entanto, é importante não retirar folhas a mais para evitar queimaduras dos cachos e para não retardar a cinética de maturação dos bagos».

A desponta deve ser feita quando a videira chega ao último arame e começa a tombar para o meio da linha. «A folha jovem fica exposta ao sol e trabalha para o seu próprio crescimento vegetativo, mas está a ensombrar as folhas mais velhas, essenciais ao processo fotossintético da videira. É nessa altura que devem ser retiradas as extremidades dos lançamentos, dando lugar à emissão de netas, que vão permitir uma renovação da massa foliar da videira».

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Recentes

plásticos
Lourinhã recebe acção de formação sobre economia circular e plásticos agrícolas
2a
CiB promove debate sobre propriedade intelectual e desenvolvimento de novas variedades de plantas
FLF 250_publirreportagem_fepal
Fepal alarga oferta de embalagens ecológicas

Notícias relacionadas

plásticos
Lourinhã recebe acção de formação sobre economia circular e plásticos agrícolas
Nos dias 9, 10 e 11 de Abril, o auditório da Câmara Municipal da Lourinhã acolhe...
2a
CiB promove debate sobre propriedade intelectual e desenvolvimento de novas variedades de plantas
No dia 8 de Abril, entre as 10h00 e as 12h30, decorre no ITQB NOVA, em Oeiras,...
FLF 250_publirreportagem_fepal
Fepal alarga oferta de embalagens ecológicas
A Fepal, empresa de referência no sector da embalagem, tem seguido a estratégia...
Vinha Douro
ADVID realiza seminário sobre necessidades do sector vitivinícola e soluções
No dia 11 de Abril, o Teatro Municipal de Vila Real acolhe o seminário “Desafios...