O prazo de candidatura ao Prémio Intermarché foi prolongado até 12 de Julho. O Prémio Intermarché Produção Nacional irá, pela segunda vez consecutiva, distinguir os produtos e projectos executados em Portugal, tendo como critério a inovação, sustentabilidade e respeito pelas origens. As candidaturas ao prémio são dirigidas aos produtores nacionais.
Os candidatos podem concorrer em seis categorias diferentes: carnes, produtos de pesca, frutas, legumes, produtos biológicos e produtos processados, com as subcategorias de vinhos, pão, queijos e charcutaria.
Os vencedores de cada categoria terão direito ao «escoamento dos produtos durante um ano com a margem repartida entre o produtor e o Intermarché. Para além disso, será também garantida a visibilidade dos projectos e produtos vencedores em diversos meios, incluindo em loja», diz a marca em comunicado.
O prémio é organizado em parceria com a Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição, a Confederação dos Agricultores de Portugal, a Faculdade de Medicina Veterinária, o Instituto Superior de Agronomia e a Quercus.
Em 2014, a Atlantic Sun Farms – com um projecto de plantação de batata-doce no Alentejo; a Cooperfrutas – com a maçã de Alcobaça e a pêra Rocha tipicamente portuguesas; e a Fio Dourado – com todo o processo de produção do seu azeite virgem extra, foram as empresas premiadas.