Cosec regista aumento na procura de seguros de créditos com garantia do Estado para exportações

No âmbito da “Linha de Seguros de Créditos de Curto Prazo para países fora da OCDE com garantia do Estado”, gerida pela Cosec – Companhia de Seguro de Créditos, foram aprovadas, entre Março e Maio de 2020, operações no valor de 50 milhões de euros (M€). Em comunicado, indica-se que estas operações aprovadas potenciaram «exportações de 229 M€, cerca de 7% das exportações portuguesas de bens e serviços destinados a mercados fora da União Europeia».

A empresa refere que, durante os três meses referidos, «o número de pedidos submetidos pelas empresas portuguesas a esta linha aumentou cerca de 47% relativamente ao mesmo período de 2019, em consequência da redução dos níveis de cobertura por parte das companhias de seguros de créditos comerciais, decorrente do aumento de risco causado pela pandemia de Covid-19 e da subsequente crise económica». A Cosec sublinha ainda que «apesar do aumento da procura, e com a totalidade das equipas em teletrabalho», conseguiu «reduzir o prazo médio de decisão em cerca de 40%, para 5,8 dias úteis desde a entrada da candidatura, em coberturas até um milhão de euros, limite de competência de decisão atribuída à Cosec nesta linha».

Segundo a Cosec, «todo o processo desta Linha de Seguros de Créditos, a que verifica a maior procura, é realizado online, desde a apresentação das candidaturas pelas empresas, na plataforma SCGEnet, à avaliação e decisão sobre o Seguro de Créditos com Garantia do Estado e à própria contratação dos seguros, com emissão e disponibilização dos documentos contratuais aos segurados na mesma plataforma». «Esta melhoria significativa do serviço prestado às empresas só foi alcançada devido ao investimento feito pela Cosec no processo de digitalização dos Seguros de Créditos com Garantia do Estado (SCGE), iniciado em Setembro de 2018 e para o qual continuamos a desenvolver melhorias permanentes. Para além disso, desde o início de Janeiro, tínhamos iniciado um projecto piloto de trabalho à distância, que se revelou determinante perante os novos desafios», diz Maria Celeste Hagatong, presidente do conselho de administração da Cosec.

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Recentes

7
“Amendoal em Flor”: projecto turístico entre a Portugal Nuts e a Entidade Regional de Turismo Alentejo e Ribatejo 
Direção CropLife Portugal _ Triénio 2527
Já são conhecidos os órgãos sociais da CropLife Portugal para o triénio 2025/2027
drone-1080844_1920
Criado conselho consultivo para promover digitalização da agricultura

Notícias relacionadas

7
“Amendoal em Flor”: projecto turístico entre a Portugal Nuts e a Entidade Regional de Turismo Alentejo e Ribatejo 
A Associação de Promoção de Frutos Secos – Portugal Nuts, em parceria...
Direção CropLife Portugal _ Triénio 2527
Já são conhecidos os órgãos sociais da CropLife Portugal para o triénio 2025/2027
Na Assembleia Geral, realizada no passado dia 28 de Março, ficaram conhecidos...
drone-1080844_1920
Criado conselho consultivo para promover digitalização da agricultura
Foi publicado em Diário da República no dia 27 de Março, o Despacho n.º 3863/2025,...
clementines-318210_1280
Inscrições abertas para nova edição da Academia do Centro de Frutologia Compal
A Academia do Centro de Frutologia Compal abre as candidaturas para a edição...