Conselho Europeu de Agricultura e Pescas debateu reforma da PAC

O Pacote de Reforma da Política Agrícola Comum (PAC) pós-2020 foi o tema central da reunião dos ministros da agricultura e das pescas da União Europeia que se realizou ontem, 21 de Setembro, em Bruxelas, na Bélgica. Sobre este Conselho de Agricultura e Pescas – AgriFish, a ministra da Agricultura de Portugal referiu que «Portugal está empenhado para que seja alcançada uma posição comum para a reforma da Política Agrícola Comum no próximo Conselho, que terá lugar em Outubro».

Segundo um comunicado do Ministério da Agricultura, «embora persistam alguns pontos que necessitem de aperfeiçoamento (como é o caso da melhoria das condições de apoio ao regadio) e outros que devam manter-se na sua actual redacção (como do nível de apoio associado e a contabilização do apoio às zonas com condicionantes naturais para efeitos de objectivos ambientais e climáticos), a governante considera as alterações introduzidas à proposta da Comissão como positivas». O documento indica que Maria do Céu Antunes «defendeu ainda que deverá existir um tratamento adequado para a pequena agricultura, excluindo o regime da pequena agricultura de sanções na condicionalidade».

A ministra da Agricultura também terá destacado «a importância do programa Posei [Programa de Opções Específicas para o Afastamento e a Insularidade] e a atenção particular que é dada às Regiões Ultraperiféricas, que têm fragilidades decorrentes dos maiores custos de produção e da falta de alternativas de actividade, voltando a defender a manutenção do envelope financeiro para o Posei». De acordo com um comunicado do Conselho Europeu, há questões específicas que ainda precisam de ser discutidas – como «o processo de aprovação dos planos estratégicos nacionais» e «a necessidade de uma política simplificada» –, mas parece haver um consenso para chegar a um acordo em Outubro sobre a proposta do Conselho para a reforma da PAC.

Nesta reunião, os ministros também debateram sobre questões relacionadas com o comércio – com foco nas negociações de acordos de comércio com países terceiros – e outros assuntos de índole diversa. A preparação da presidência portuguesa, que terá lugar no primeiro semestre de 2021, bem como o debate e a procura de «pontos de convergência relativos à conclusão da reforma da PAC» motivaram a realização de uma reunião bilateral entre Maria do Céu Antunes e o ministro da Agricultura de França, Julien Denormandie.

119703703_1005543236549680_3561571262445057109_o

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Recentes

1a
Pedro Correia Botelho é o novo director comercial da Transitex no Porto
FLF 250_publirreportagem_deiba
Deiba Innov é a nova gama de bioestimulantes inovadores da Deiba
José Manuel Fernandes
José Manuel Fernandes é ministro da Agricultura e Pesca do XXIV Governo Constitucional

Notícias relacionadas

1a
Pedro Correia Botelho é o novo director comercial da Transitex no Porto
A operadora de logística global Transitex anunciou a nomeação de Pedro Correia...
FLF 250_publirreportagem_deiba
Deiba Innov é a nova gama de bioestimulantes inovadores da Deiba
Entrevista a Tiago Duarte, Chefe de Vendas da gama DEIBA INNOV. Qual foi a...
José Manuel Fernandes
José Manuel Fernandes é ministro da Agricultura e Pesca do XXIV Governo Constitucional
O até agora eurodeputado José Manuel Ferreira Fernandes é o nome proposto para...
3b
Santarém recebe III Colóquio sobre o Uso Sustentável dos Pesticidas a 24 de Maio
A Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Santarém (ESAS) vai ser...