“Sector agrícola no Algarve – Reforçar dinamismos e explorar oportunidades” é o título de uma conferência que vai decorrer durante todo o dia 22 de Junho, em Loulé, nas instalações do NERA – Associação Empresarial da Região do Algarve. O evento é promovido pelo NERA, em colaboração com a Universidade do Algarve, a Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve e a AMAL – Comunidade Intermunicipal do Algarve.
O programa contempla as seguintes temas: “Sector agrícola no Algarve – Situação do sector (1986-2017)”, “Sector agrícola no Algarve – Produtividade primária potencial”, “Pomar algarvio”, “Floresta, caça e pecuária”, “Fruticultura e vinha” e “Horticultura, pequenos frutos e outros”. No evento irão participar autarcas, professores universitários, técnicos, empresários, responsáveis de organismos regionais e agricultores.
O objectivo desta iniciativa é «sensibilizar a região para as potencialidades de um sector que já foi forte no passado em produção e exportação, que perdeu peso nas últimas décadas, mas que está já a recuperar em áreas importantes, ainda que longe da utilização plena de todos os seus recursos». Segundo a organização, «a economia do Algarve precisa de uma agricultura dinâmica, destinada a reequilibrar a sua estrutura produtiva, a criar mais riqueza e emprego e a garantir um futuro para as novas gerações».
A participação na conferência é gratuita, mediante inscrição prévia até 19 de Junho. Os interessados em se inscrever, obter mais informações ou consultar o programa podem fazê-lo aqui.