Clima de consumo na Europa com subida ligeira em Maio

Segundo o mais recente relatório da GfK, o clima de consumo na Europa teve um crescimento ligeiro durante o mês de Maio, fruto da retoma da actividade económica e medidas de desconfinamento.

No mês de Abril as expectativas económicas, salariais e a disposição para adquirir algum produto/serviço tinham tido uma queda drástica, enquanto que no mês de Maio, o cenário mostrou-se diferente com perspectivas económicas mais positivas.

As expectativas económicas é o indicador que apresenta o crescimento mais notável, ao subir 10 pontos em relação ao mês anterior. A República Checa e a Áustria registam as maiores subidas (+34 e +23 pontos, respectivamente). Em Portugal, as expectativas económicas também melhoraram bastante, com uma subida de 16 pontos, em comparação com os dados do mês anterior. Ainda assim, durante este mês, todos os países continuam a apresentar expectativas económicas negativas, muito provavelmente devido ao desconfinamento progressivo e à recuperação, ainda lenta, da confiança dos consumidores.

Quanto às expectativas salariais, este indicador também revela uma subida geral de 8 pontos para a Europa. A Bulgária registou a maior subida (+43 pontos), seguida de Portugal (+25 pontos) e da Polónia (+20 pontos). Neste indicador já existem países que apresentam expectativas salariais positivas como é o caso da Bulgária, da República Checa e da Hungria.

Assim como as expectativas económicas e salariais, também a predisposição para comprar teve um crescimento geral na Europa (+8 pontos). Em Portugal, a predisposição para comprar encontra-se nos +/- 0 pontos, enquanto a Grécia e a Polónia registam a maior subida em toda a Europa.

 

 

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Recentes

7
“Amendoal em Flor”: projecto turístico entre a Portugal Nuts e a Entidade Regional de Turismo Alentejo e Ribatejo 
Direção CropLife Portugal _ Triénio 2527
Já são conhecidos os órgãos sociais da CropLife Portugal para o triénio 2025/2027
drone-1080844_1920
Criado conselho consultivo para promover digitalização da agricultura

Notícias relacionadas

7
“Amendoal em Flor”: projecto turístico entre a Portugal Nuts e a Entidade Regional de Turismo Alentejo e Ribatejo 
A Associação de Promoção de Frutos Secos – Portugal Nuts, em parceria...
Direção CropLife Portugal _ Triénio 2527
Já são conhecidos os órgãos sociais da CropLife Portugal para o triénio 2025/2027
Na Assembleia Geral, realizada no passado dia 28 de Março, ficaram conhecidos...
drone-1080844_1920
Criado conselho consultivo para promover digitalização da agricultura
Foi publicado em Diário da República no dia 27 de Março, o Despacho n.º 3863/2025,...
clementines-318210_1280
Inscrições abertas para nova edição da Academia do Centro de Frutologia Compal
A Academia do Centro de Frutologia Compal abre as candidaturas para a edição...