O arquipélago atlântico, composto por nove ilhas, tem uma nova imagem identitária para usar nos produtos artesanais e agrícolas e, dentro de meses, também na hotelaria e restauração.
A nova imagem foi inspirada em duas premissas base: ser agregadora e flexível. A estas junta-se a Natureza, elemento distintivo dos Açores. Nasce assim a assinatura “Certificado pela Natureza”. «A marca tem de funcionar de formas diferentes e agregar todas as ilhas. Ao mesmo tempo era necessário diferenciar os Açores enquanto marca», explicou Luís Pereira Santos. O responsável pela McCann Lisboa, empresa de marketing que desenvolveu este projecto do Governo dos Açores, salienta ainda que «o ponto de partida foi a Natureza, que é vida, perfeição e inquestionável».
A nova marca deve ser transversal, capaz de «estabelecer diálogo com os habitantes das várias ilhas, com as entidades económicas que aí operam e, claro, também com quem visita os Açores, levando a que mais pessoas visitem as várias ilhas», conclui Luís Pereira Santos.
Para Vasco Cordeiro, presidente do Governo dos Açores, a nova identidade é uma forma de «valorizar aquilo que em nós é único e especial» num mundo cada vez mais padronizado e globalizado.
A nova imagem identitária dos Açores deve ser requisitada junto da Sociedade para o Desenvolvimento Empresarial dos Açores (SDEA), gestora da marca. Numa primeira fase, o selo da marca apenas está acessível a produtores de matéria-prima regional, tais como produtos artesanais e agrícolas. Dentro de três meses, o selo poderá ser solicitado também por serviços, como a hotelaria e a restauração.
A nova imagem Açores representa um investimento de 119 mil euros.