CAP propõe medidas contra a seca e pede reunião com primeiro-ministro

A Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) solicitou hoje, 24 de Fevereiro, uma reunião urgente com o primeiro-ministro, no sentido de que «possam ser tomadas decisões céleres e eficazes que permitam mitigar os efeitos da seca extrema que Portugal está a atravessar». Em paralelo, a entidade também apresentou um conjunto de medidas, em diferentes vertentes, «que devem ser tomadas de imediato, por forma a evitar que a seca severa e extrema, que afecta mais de 91% do território, agrave ainda mais a situação de catástrofe que a agricultura nacional já vive».

«Não sendo possível prever a evolução meteorológica – quando chove, onde chove e em que quantidade –, há que actuar imediatamente, de forma decidida e coordenada. Os anúncios de apoio ao sector até agora apresentados pelo Governo são parcos, insuficientes e pouco adequados para fazer face à gravidade da situação que se vive. Além disso são inconsequentes, porque não respondem a perguntas básicas: como se conseguem, quando chegam e qual o seu valor? Actuando já, de forma politicamente coordenada e empenhada, adoptando o conjunto amplo de medidas identificadas pela CAP, será possível mitigar os efeitos da seca em termos sociais e económicos, salvaguardando a produção nacional, os investimentos e os empregos agrícolas, bem como amortecer algum impacto económico junto dos consumidores», refere a entidade. A CAP aponta um «cenário de catástrofe no curto prazo», defende que «a situação de seca não pode esperar pela tomada de posse do novo Governo para ver as medidas propostas devidamente accionadas», apela a «uma resposta coordenada dos ministérios das Finanças, do Ambiente, da Coesão, do Planeamento e da Agricultura, para se enfrentar de forma pragmática as exigências e necessidades do actual contexto», e considera que é necessária uma «coordenação política interministerial para implementação imediata de medidas de apoio ao sector» e que a «intervenção do primeiro-ministro é determinante».

As medidas para mitigação dos efeitos da seca e para apoio ao sector propostas pela entidade foram identificadas após consultas efectuadas junto das suas organizações associadas. Pode consultar aqui o documento com o conjunto das propostas da CAP.

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Recentes

José Manuel Fernandes
José Manuel Fernandes é ministro da Agricultura e Pesca do XXIV Governo Constitucional
3b
Santarém recebe III Colóquio sobre o Uso Sustentável dos Pesticidas a 24 de Maio
Alqueva
EDIA disponibiliza Anuário Agrícola de Alqueva de 2023

Notícias relacionadas

José Manuel Fernandes
José Manuel Fernandes é ministro da Agricultura e Pesca do XXIV Governo Constitucional
O até agora eurodeputado José Manuel Ferreira Fernandes é o nome proposto para...
3b
Santarém recebe III Colóquio sobre o Uso Sustentável dos Pesticidas a 24 de Maio
A Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Santarém (ESAS) vai ser...
Alqueva
EDIA disponibiliza Anuário Agrícola de Alqueva de 2023
A Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas de Alqueva (EDIA) disponibilizou...
4a
Grow Field Days promove visitas de campo com foco no microbioma do solo
No âmbito da iniciativa “Grow Field Days”, com o mote “De agricultor para agricultor!”,...