Decorre até 22 de Setembro de 2020 o período de candidaturas à quarta edição do prémio FoodFabLab, promovido pelo TagusValley, Parque Tecnológico do Vale do Tejo. Os interessados em concorrer devem preencher, até à data referida, o formulário de candidatura online no site do TagusValley e entregar o produto para prova sensorial entre os dias 5 e 10 de Outubro de 2020.
Esta iniciativa está aberta «a qualquer pessoa a título individual ou empresa» e é «destinado a quem tem um produto alimentar inovador e queira testá-lo, ou queira criar um negócio alimentar», segundo informação divulgada pela Rede Rural Nacional. O prémio FoodFabLab tem como objectivo «premiar os produtos que possam dar resposta aos desafios e tendências de consumo actuais, sobretudo num contexto em que existe um claro reforço da diminuição das cadeias de abastecimento, com maior consumo de produtos locais».
É ainda sublinhado que, «além de pretender fomentar o desenvolvimento de novos produtos, este concurso pretende também catalisar o arranque de projectos de transformação alimentar, assim como potenciar a economia e inovação no sector, procurando assim contribuir para a retoma económica do País». Os produtos a concurso serão avaliados tendo em conta três parâmetros – inovação, potencial de mercado, degustação – e são atribuídos quatro prémios: o Prémio FoodFabLab (no valor de 2.800 euros) e um prémio em cada um dos parâmetros (cada um no valor de 1.500 euros), que incluem utilização do FoodFabLab – no Centro de Transferência de Tecnologia Alimentar Inov’Linea – e consultoria, entre outras valências.