BPI disponibiliza linha de crédito para a agricultura de 95 M€ com garantia do FEI

O BPI anunciou a disponibilização da Linha BPI/FEI Agricultura, com um montante global de financiamento de até 95 milhões de euros, condições de financiamento «competitivas» e «prazos alargados». Esta linha destina-se a «apoiar os investimentos na exploração agrícola, incluindo jovens agricultores, e na transformação e comercialização de produtos agrícolas, beneficiando de garantia do Fundo Europeu de Investimento [FEI], ao abrigo do ESIF EAFRD Portugal FoF», diz a entidade bancária.

Segundo o BPI, esta linha resulta do estreitar da cooperação com o FEI, «através da assinatura de um acordo de garantia para fomentar o crédito a empresas e empresários do sector agrícola e agroindustrial» no valor referido. Em comunicado, explica-se que o FEI concede ao BPI «uma garantia para cobrir 70% do risco de crédito de uma carteira de até 95 milhões de euros de novos empréstimos para financiar investimentos em activos tangíveis e/ou intangíveis, fundo de maneio e despesas gerais associadas ao projecto de investimento, realizados por empresas e empresários do sector agrícola e agroindustrial, residentes e a operar em Portugal Continental».

Neste âmbito, «a operação permitirá ao BPI disponibilizar financiamento, em condições competitivas, de montantes e prazos alargados (até 15 anos), ajustados às necessidades do sector agrícola e sem consumo de auxílios de minimis». O ESIF EAFRD Portugal FoF – ESIF (European Structural and Investment Fund) EAFRD (European Agricultural Fund for Rural Development) Portugal FoF (Fund of Funds) – é um instrumento cofinanciado pela República Portuguesa e pela União Europeia, através do Fundo Europeu Agrícola de Desenvolvimento Rural (FEADER) e do Fundo Europeu para Investimentos Estratégicos (FEIE).

A propósito deste anúncio, o BPI indica que, nos últimos anos, celebrou com o (FEI) «vários acordos de garantia, para apoiar empresas de diferentes sectores da economia» e que «a linha BPI/FEI Agricultura vem complementar a vasta oferta do BPI para apoio à tesouraria e ao investimento de empresas agrícolas e agroindústrias». O BPI refere ainda que aposta na «simplificação do processo de contratação das operações».

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Recentes

MultispecCam_tractor
Conferência em Leiria a 10 de Abril sobre tecnologias e inovação no sector agroalimentar
corn-65304_1280
Campanha do milho 2024 analisada por meia centena de agricultores
1a
Pedro Correia Botelho é o novo director comercial da Transitex no Porto

Notícias relacionadas

MultispecCam_tractor
Conferência em Leiria a 10 de Abril sobre tecnologias e inovação no sector agroalimentar
“Tecnologia e inovação no sector agroalimentar” é o tema de uma conferência...
corn-65304_1280
Campanha do milho 2024 analisada por meia centena de agricultores
No passado dia 27 de Março, a Inês Silva – Agropecuária reuniu cerca de...
1a
Pedro Correia Botelho é o novo director comercial da Transitex no Porto
A operadora de logística global Transitex anunciou a nomeação de Pedro Correia...
FLF 250_publirreportagem_deiba
Deiba Innov é a nova gama de bioestimulantes inovadores da Deiba
Entrevista a Tiago Duarte, Chefe de Vendas da gama DEIBA INNOV. Qual foi a...