O final de tarde de 23 de Junho foi diferente para alguns deputados da Assembleia da República. No restaurante do Edifício Novo da Assembleia da República, com vista sobre o casario colorido de Lisboa, os deputados provaram azeite e outros produtos da Beira Baixa.

O convite partiu da Câmara Municipal de Castelo Branco e serviu para promover o evento Bienal do Azeite que decorre naquela cidade beirão entre 1 e 3 de Julho. Marcaram presença Hortense Martins, Eurico Brilhante Dias, Manuel Frexes e Álvaro Baptista, deputados eleitos pelo ciclo eleitoral de Castelo Branco.
O vice-presidente da Assembleia da República, José de Matos Correia, salientou que aquela instituição «está sempre disponível para receber acções como aquela» e referiu que os deputados têm também esse papel de promover os produtos das suas regiões ainda que a legislação estabeleça que têm uma acção nacional.
O presidente do município, Luís Correia, comentou que a Bienal do Azeite «é uma mostra do melhor que temos na nossa terra» no que concerne a produtos agro-alimentares. O autarca falou ainda da importância do azeite para a economia nacional e, sobretudo regional. Luís Correia terminou pedindo aos deputados «mais apoio» para a economia regional.
A degustação de azeite e produtos regionais da Beira Baixa na Assembleia da República contou ainda com o apoio da Associação de Produtores de Azeite da Beira Interior, a Casa do Azeite e a Confraria do Azeite.
A Bienal do Azeite 2016 tem como tema “O azeite na Dieta Mediterrânica”. A 5.ª edição da Bienal do Azeite terá um espaço aberto dinamizado pelos agentes do sector, os restaurantes locais são desafiados a utilizar, de forma criativa, o azeite nas ementas disponíveis durante o fim-de-semana. Haverá ainda momentos de debate e animação.