As instalações da Microsoft, em Lisboa, foram, a 23 de Junho, palco de um evento pouco convencional dedicado às tendências do consumo alimentar. Uma “não-conferência” onde o auditório foi substituído por um espaço amplo, as cadeiras deram lugar a bancos organizados em círculos e os participantes foram convidados a participar activamente no debate.
O objectivo do evento era reunir agentes da cadeia alimentar, passando pela produção, indústria, restauração e nutrição, e encorajá-los a discutir as tendências no consumo identificadas pela Winning – empresa de consultoria e gestão responsável pela organização do evento.
Essas tendências são: o “Movimento healthy“, relacionado com o crescente interesse pela comida saudável; a rotulagem das embalagens ou “Labeling dos alimentos”; a “Food gamification and knowlodgy”, ou seja, a criação de tecnologias para a fidelização de clientes; a importância das certificações como credibilização do negócio; e o marketing alimentar.
No que respeita à tendência para consumir mais produtos saudáveis, a Winning concluiu, num inquérito feito ao consumidor final, que 98% das pessoas estão preocupadas em consumir este tipo de alimentos. Além disso, consideram que as frutas e os hortícolas são o grupo mais importante.