Batata: linha de crédito com 3M€

O Conselho de Ministros de dia 27 de Julho aprovou o Decreto-Lei que permite a criação da «linha de crédito garantida para armazenagem da batata», destinada a apoiar necessidades de tesouraria dos operadores do sector, financiando a armazenagem do produto para venda posterior, em condições económicas mais favoráveis.

A linha de crédito tem um montante de três milhões de euros e estabelece um valor individual garantido de 60 euros por tonelada de batata armazenada. A portaria conjunta do ministro das Finanças e do ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural define todas as condições.

Lê-se em comunicado do Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural que «tendo em conta que os produtores de batata de conservação estão confrontados este ano com um forte desequilíbrio de mercado, que impôs uma descida do preço de venda do produtor para valores abaixo do custo de produção, a retirada de parte da produção do circuito comercial é a medida adequada para restabelecer o equilíbrio entre a oferta e a procura».

Assim, «o Governo decidiu apoiar a armazenagem e a conservação da batata durante o período em que os preços estão mais baixos, permitindo desta forma que a produção seja lançada no mercado mais tarde, a preços mais elevados e compensadores».

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Recentes

ASCENZA_Logo+Claim_CMYK
Miringo Prays: Ascenza lança solução de controlo biológico da traça do olival e do limoeiro
JBF_2889
Vitacress firma parceria com STEF para entrega nacional de produtos frescos
2a
Centros de Competências organizam em Coimbra a 22 de Abril conferência sobre inovação e investigação

Notícias relacionadas

ASCENZA_Logo+Claim_CMYK
Miringo Prays: Ascenza lança solução de controlo biológico da traça do olival e do limoeiro
A Ascenza anunciou o lançamento do Miringo Prays, uma feromona de confusão sexual...
JBF_2889
Vitacress firma parceria com STEF para entrega nacional de produtos frescos
Começou a funcionar a 31 de Março uma parceria estratégica estabelecida entre...
2a
Centros de Competências organizam em Coimbra a 22 de Abril conferência sobre inovação e investigação
O Auditório Principal da Escola Superior Agrária de Coimbra vai ser palco, no...
vinho verde
ViniPortugal realiza provas nos EUA a 4 e 7 de Abril
A ViniPortugal, Associação Interprofissional do Vinho, vai realizar duas provas...