O secretário de Estado da Agricultura e Alimentação anunciou apoios para os agricultores afectados pelo mau tempo.
O anúncio foi feito à margem da visita que fez à região do Algarve onde ocorreram estragos em explorações agrícolas, na sequência do mau tempo que afectou a zona. Luís Medeiros Vieira deu já instruções à Direcção Regional para que inicie o processo de levantamento de prejuízos, tendo dado nota de que «até agora já foram sinalizadas 15 explorações com problemas, pomares arrancados e destruição de equipamentos e instalações, e até final da semana irão estar mais equipas no terreno para fazer o levantamento total dos prejuízos».
O secretário de Estado adiantou que serão abertas candidaturas à medida 6.2.2. do Programa de Desenvolvimento Rural (PDR2020), para Restabelecimento do Potencial Produtivo, uma medida que «permite apoiar os agricultores que tiveram problemas, nomeadamente com a danificação de culturas plurianuais e com a destruição de equipamentos e instalações».
Luís Vieira acrescentou que «os apoios são direccionados a fundo perdido para esses produtores», revelando que «até 5.000 euros o apoio será de 100% a fundo perdido; de 5.000 até 50.000 euros o apoio será de 85% a fundo perdido, e dos 50.000 até aos 800.000 euros o apoio será de 50% a fundo perdido, sendo estes apoios cumulativos».
O levantamento dos prejuízos deverá estar concluído no final da semana, estando o Governo «já a trabalhar na portaria que vai fazer esse enquadramento», disse o mesmo responsável.
Segundo a informação que já apurou, os municípios afectados são Castro Marim, Faro, Olhão, Tavira e Vila Real de Santo António.