CONFAGRI alerta agricultores sobre os apoios ao rendimento

A CONFAGRI promove uma sessão de esclarecimentos relativa aos Apoios ao Rendimento dos Agricultores, no âmbito da Política Agrícola Comum (PAC) Pagamentos Directos e Desenvolvimento Rural, amanhã, 7 de Março, pelas 14h30, no auditório da Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Serpa, que apoia a sessão, em colaboração com a Caixa de Crédito Agrícola Guadiana Interior (CCAM) e da Cooperativa Agrícola de Beja e Brinches.

José Madeira, administrador da CCAM do Guadiana Interior, chama a atenção para os desafios impostos pela seca. «Os agricultores devem, neste momento difícil, estar informados das alternativas de cultivo, as que menos água consomem e que proporcionam maior rentabilidade e, no sequeiro, quais as culturas de Primavera que possam minorar as dificuldades de alimentação animal».

Dinis Poupinha, presidente do C.A. da Cooperativa Agrícola de Beja e Brinches, sublinha a importância e a necessidade dos agricultores participarem activamente nas reuniões que promovam informação actualizada sobre a forma de como obter todos os apoios à sua actividade agrícola, relembrando a seca extrema e severa a que a região alentejana tem estado sujeita.

Por sua vez, Aníbal Martins, administrador da CONFAGRI, acredita na mais-valia destas sessões de esclarecimento. «Os agricultores sairão desta sessão mais informados, com as competências reforçadas e dotados de ferramentas para melhor usufruírem destes apoios, tão fundamentais para a manutenção da sua atividade».

Os Apoios ao Rendimento pretendem promover o desenvolvimento da agricultura nacional, através da compensação parcial dos agricultores pelos custos adicionais e perda de rendimentos por consequências naturais inerentes ao exercício da actividade agrícola. A manutenção da paisagem e promoção de sistemas agrícolas sustentáveis, assim como o desenvolvimento económico das zonas rurais, são objectivos associados a esta sessão.

Na sessão de esclarecimentos vão ser abordados temas relacionados com os pagamentos directos: regime de pagamento base, pagamento ecológico (greening), pagamento redistributivo, assim como os apoios a jovens agricultores e apoios ligados à produção (vacas leiteiras, ovinos e caprinos e arroz e tomate).

Os técnicos da CONFAGRI vão também esclarecer sobre as questões do desenvolvimento rural, no que respeita à manutenção da actividade agrícola em zona desfavorecida e as medidas agro-ambientais.

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Recentes

Vinhas (3)
Debate em Lisboa a 1 de Junho sobre Bloco de Rega de Reguengos de Monsaraz
Foto Salad Greenhouse (22)
Workshop alterações climáticas e impacto na sanidade vegetal
Da semente ao prato_cartaz (compact)
Colóquio “Da Semente ao Prato: inovação e sustentabilidade na ajuda ao agricultor

Notícias relacionadas

Vinhas (3)
Debate em Lisboa a 1 de Junho sobre Bloco de Rega de Reguengos de Monsaraz
“Água e agricultura: Bloco de Rega de Reguengos enquanto base da sustentabilidade...
Foto Salad Greenhouse (22)
Workshop alterações climáticas e impacto na sanidade vegetal
Dia 15 de Junho, no Auditório da Câmara Municipal de Caldas da Rainha, realiza-se...
Da semente ao prato_cartaz (compact)
Colóquio “Da Semente ao Prato: inovação e sustentabilidade na ajuda ao agricultor
A Anseme – Associação Nacional de Produtores e Comerciantes de Sementes, o CIB...
Olival
Olivum destaca a possibilidade de reconversão cultural nas áreas com fornecimento de água a título precário
A Olivum – Associação de Olivicultores e Lagares de Portugal –, faz uma avaliação...