Foram anunciados recentemente os 10 finalistas do prémio Ecotrophelia Portugal 2020, competição organizada pela PortugalFoods que «promove a eco-inovação, o empreendedorismo e a competitividade no sector agroalimentar, desafiando estudantes do ensino superior a desenvolverem produtos alimentares únicos e que vão ao encontro das necessidades do mercado». Na quarta edição desta iniciativa em Portugal, foram apresentados a concurso 16 produtos, envolvendo 63 alunos de 14 instituições do ensino superior.
Em Setembro, será anunciado o vencedor nacional, que irá receber 2.000 euros e prémios em serviços, com o objectivo de melhorar o seu projecto. Ao segundo e terceiro classificados serão atribuídos prémios de, respectivamente, 1.000 euros e 500 euros. O vencedor nacional também irá representar Portugal na final do concurso Ecotrophelia Europe, durante a SIAL Paris, entre 18 e 22 de Outubro, onde o primeiro prémio é de 4.000 euros.
Os 10 produtos finalistas que serão avaliados pelo júri do concurso são:
- FermentiVe: conserva de tomate verde de indústria e outros vegetais fermentados – Instituto Superior de Agronomia e Faculdade de Ciências e Tecnologia – NOVA de Lisboa.
- Gelalga: sobremesa vegan de gelado com base de bebida de amêndoas e nata vegetal e com chips de alga marinha wakame – Universidade Católica Portuguesa – Escola Superior de Biotecnologia e Escola Superior de Artes e Design.
- Healthy Pleasure: snack saudável de húmus de polpa de vegetal e chips de casca desses vegetais – Universidade de Aveiro.
- MEGAsnacks: snack on-the-go, com mega nutrientes e um sabor “wow”. Ideal para o lanche dos mais novos – Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.
- OrangeBee: preparado fermentado de aquafaba com uma camada de geleia de laranja, polvilhado com pólen apícola – Universidade de Aveiro.
- Rice ‘n’ Nice: pastel de bacalhau, sem batata, com couve-flor e subproduto da indústria arrozeira, ultracongelado – Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.
- Sólupis: granola de tremoço com mel e morangos liofilizados – Instituto Politécnico de Bragança – Escola Superior Agrária.
- Veganisco: produto pré-cozinhado congelado vegano, alternativo ao marisco tradicional – Universidade Católica Portuguesa – Escola Superior de Biotecnologia e Escola Superior de Artes e Design.
- Veggiedica: bebida vegetal de tremoço com aromas naturais de limão e canela – Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.
- VeggieMix: pré-preparado de farinhas alternativas e de hortícolas, como fonte de fibra e sem adição de açúcares – Instituto Politécnico de Coimbra – Escola Superior Agrária e Escola Superior de Educação.


