A Agripro, empresa do Grupo Agris, anunciou o lançamento no mercado nacional, em parceria com a empresa Sea6 Energy, do bioestimulante Spurt, disponível em formulação líquida e em pó. Segundo a Agripro, trata-se de «um poderoso e revolucionário bioestimulante natural à base de algas vermelhas» e de um produto «inovador».
A empresa explica que este bioestimulante está disponível em «duas potentes formulações, Spurt (1 litro e 5 litros) e Spurt WP (120 gramas)», e que conta «com uma tecnologia patenteada, que utiliza o extracto puro de Kappaphycus alvarezii, uma alga vermelha tropical nativa do Oceano Índico». A Agripro sublinha também que este novo produto «diferencia-se por ser um bioestimulante activador e regulador de determinados genes na planta, que promovem o aumento da fotossíntese, da divisão celular, aumentando o rendimento e melhorando a resistência a factores abióticos como a seca, a salinidade e temperaturas extremas».

De acordo com a empresa, o Spurt «estimula também a produção de hormonas vegetais como as auxinas, que promovem o alongamento celular, a ramificação das raízes e a vitalidade geral das plantas». É igualmente realçado que este bioestimulante «contém potássio biodisponível, para ajudar as plantas a reter eficazmente a água, a gerir situações de stress e a melhorar a sua capacidade osmótica», sendo que «o potássio desempenha também um papel vital na activação de enzimas que proporcionam um crescimento saudável e uma maior performance».
A formulação Spurt consiste num «bioestimulante líquido concentrado e de alto desempenho (doses de 500-750 mililitros por hectare), que estimula o crescimento das culturas e aumenta o rendimento das mesmas, sendo bastante competitivo no seu segmento de mercado», assinala a Agripro. Quanto ao Spurt WP, «possui uma formulação ultra-concentrada em pó, concebida para obter a máxima eficiência», e tem «uma dose de aplicação de apenas 120 gramas por hectare», pelo que «é ideal para sistemas avançados de distribuição, devido à sua alta solubilidade», afirma a empresa.

A propósito do lançamento deste novo produto, Frederico Santos, director executivo da Agripro, refere que «acreditamos que esta solução inovadora, já testada em mais de 30 países e com certificação biológica pela Ecocert, vem oferecer aos agricultores portugueses uma solução eficaz, sustentável e ecológica para responder aos desafios da agricultura moderna». A Agripro conta com uma rede de distribuição com cobertura nacional e com armazéns em Torres Vedras, Viseu, Guarda, Fundão e Reguengos de Monsaraz.