Açores: 54.000 m2 para plantar Meloa de Santa Maria

Os produtores de Meloa de Santa Maria, nos Açores, querem aumentar a produção e a Secretaria Regional da Agricultura e Ambiente deu o seu contributo cedendo 54.000 m2 de terrenos.

Em declarações à Frutas, Legumes e Flores [ver edição 155 Julho/Agosto], Duarte Moreira, presidente da Agromariensecoop, afiançou que «dentro de dois a três anos, a cooperativa prevê atingir uma produção entre 350 a 400 toneladas de Meloa de Santa Maria – Açores», um produto que desde Março é Indicação Geográfica Protegida (IGP).

O secretário Regional da Agricultura e Ambiente, Luís Neto Viveiros, visitou a 19 de Julho as novas áreas de plantação e, em declarações ao jornal O Baluarte, comentou que «a disponibilização destes terrenos à cooperativa permitirá aumentar a produção e criar dimensão, conseguindo, em consequência, satisfazer com regularidade outros mercados com que negoceia».

Nesse mesmo dia, foi apresentada a nova marca da Agromariensecoop. Um rosto feminino – ligação às camponesas de antigamente – é agora associado ao produtos da “ilha amarela”, transmitindo qualidade. Segundo a cooperativa, que reúne 84 cooperantes, «a nova marca inspira-se naqueles que lhe dão nome, forma e sentido: os marienses e suas tradições».

No decorrer da apresentação da nova marca, Duarte Moreira afirmou que «era necessário criar uma marca que definisse  e identificasse a ilha, a sua história e as suas gentes, de forma a que seja fácil para qualquer consumidor quando vir esta marca reconhecer que é uma marca de Santa Maria».

Além do aumento da área de produção a Agromariensecoop prepara-se para colocar no mercado novos produtos à base de Meloa de Santa Maria – Açores, nomeadamente o fruto cortado e pronto a consumir (já em Agosto deste ano) e, possivelmente em 2016 – está em fase de estudo –, a cooperativa vai «transformar a meloa em sumos frescos. São sumos com pouco prazo de validade, direccionados para o mercado local e regional, mas que valorizam  também a própria meloa» concluiu Duarte Moreira.

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Recentes

plásticos
Lourinhã recebe acção de formação sobre economia circular e plásticos agrícolas
2a
CiB promove debate sobre propriedade intelectual e desenvolvimento de novas variedades de plantas
FLF 250_publirreportagem_fepal
Fepal alarga oferta de embalagens ecológicas

Notícias relacionadas

plásticos
Lourinhã recebe acção de formação sobre economia circular e plásticos agrícolas
Nos dias 9, 10 e 11 de Abril, o auditório da Câmara Municipal da Lourinhã acolhe...
2a
CiB promove debate sobre propriedade intelectual e desenvolvimento de novas variedades de plantas
No dia 8 de Abril, entre as 10h00 e as 12h30, decorre no ITQB NOVA, em Oeiras,...
FLF 250_publirreportagem_fepal
Fepal alarga oferta de embalagens ecológicas
A Fepal, empresa de referência no sector da embalagem, tem seguido a estratégia...
Vinha Douro
ADVID realiza seminário sobre necessidades do sector vitivinícola e soluções
No dia 11 de Abril, o Teatro Municipal de Vila Real acolhe o seminário “Desafios...