Academias de Alqueva finalistas no prémio Green Projects Awards

A Academia das Hortícolas e a Academia das Plantas Aromáticas e Medicinais são finalistas na categoria Agricultura, Mar e Turismo, dos prémios Green Projects Awards. Os vencedores são conhecidos a 21 de Janeiro num evento a decorrer no Grande Auditório da Culturgest, em Lisboa.

A categoria Agricultura, Mar e Turismo distingue «candidaturas de projectos, produtos ou serviços que representem soluções inovadoras para o desenvolvimento sustentável da agricultura, do mar ou do turismo em Portugal, considerando o valor acrescentado que tragam para a sociedade mediante objectivos claros e com enfoque na preservação do ambiente, na economia verde e na inovação social».

As Academias de Alqueva concorrem com outros projectos, tais como «Companhia das Lezírias: a gestão florestal em prol da biodiversidade» e «Aldeia Pedagógica do Milho Antigo», da Câmara Municipal de Águeda.

Academia das Plantas Aromáticas e Medicinais e Academia das Hortícolas são projectos da Empresa de Desenvolvimento e Infra-estruturas de Alqueva (EDIA), que tem como parceiras instituições como a Cooperativa Agrícola de Beringel, a exploração agrícola do Sr. Francisco Paneque, Monte dos Pardieiros, Canteiro da Luz e o Centro de Excelência e Valorização de Recursos Mediterrânicos.

As academias têm por objectivo incentivar a produção de culturas na pequena propriedade. Por um lado recorre-se ao conhecimento e experiência de agricultores já instalados e, por outro, promove-se a implementação de novos projectos.

No dia 21 de Janeiro, além da entrega do prémio Green Project Awards, decorre a VI Conferência GPA, entre as 14h30 e as 19h00. Subordinada ao tema «Economia verde». O encontro pretende compreender «os contributos dos sectores da Agricultura, Mar, Ambiente, Energia e Turismo para o crescimento económico e desmistificar o financiamento do crescimento verde».

O prémio Green Project Awards é uma organização conjunta da consultora de comunicação GCI,; da Agência Portuguesa do Ambiente (APA)  e Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza.

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Recentes

Portugal Fresh
Portugal Fresh elege órgãos sociais para o triénio 2024-2026
Pimento
Ministério realizou pagamentos de 1,4 mil milhões de euros aos sectores agroflorestal e das pescas em 2023
2
Apresentação de resultados do ensaio de rega gota-a-gota em arroz a 12 de Janeiro

Notícias relacionadas

Portugal Fresh
Portugal Fresh elege órgãos sociais para o triénio 2024-2026
A Portugal Fresh – Associação para a Promoção das Frutas, Legumes e Flores de...
Pimento
Ministério realizou pagamentos de 1,4 mil milhões de euros aos sectores agroflorestal e das pescas em 2023
Em 2023, os pagamentos aos sectores agroflorestal e das pescas efectuados pelo...
2
Apresentação de resultados do ensaio de rega gota-a-gota em arroz a 12 de Janeiro
A 12 de Janeiro, em Salvaterra de Magos, terá lugar a apresentação dos resultados...
Sogrape Sustentabilidade
Sogrape certificada pelo Referencial Nacional de Sustentabilidade do Sector Vitivinícola
A empresa portuguesa de vinhos Sogrape obteve a certificação pelo “Referencial...