Academias de Alqueva finalistas no prémio Green Projects Awards

A Academia das Hortícolas e a Academia das Plantas Aromáticas e Medicinais são finalistas na categoria Agricultura, Mar e Turismo, dos prémios Green Projects Awards. Os vencedores são conhecidos a 21 de Janeiro num evento a decorrer no Grande Auditório da Culturgest, em Lisboa.

A categoria Agricultura, Mar e Turismo distingue «candidaturas de projectos, produtos ou serviços que representem soluções inovadoras para o desenvolvimento sustentável da agricultura, do mar ou do turismo em Portugal, considerando o valor acrescentado que tragam para a sociedade mediante objectivos claros e com enfoque na preservação do ambiente, na economia verde e na inovação social».

As Academias de Alqueva concorrem com outros projectos, tais como «Companhia das Lezírias: a gestão florestal em prol da biodiversidade» e «Aldeia Pedagógica do Milho Antigo», da Câmara Municipal de Águeda.

Academia das Plantas Aromáticas e Medicinais e Academia das Hortícolas são projectos da Empresa de Desenvolvimento e Infra-estruturas de Alqueva (EDIA), que tem como parceiras instituições como a Cooperativa Agrícola de Beringel, a exploração agrícola do Sr. Francisco Paneque, Monte dos Pardieiros, Canteiro da Luz e o Centro de Excelência e Valorização de Recursos Mediterrânicos.

As academias têm por objectivo incentivar a produção de culturas na pequena propriedade. Por um lado recorre-se ao conhecimento e experiência de agricultores já instalados e, por outro, promove-se a implementação de novos projectos.

No dia 21 de Janeiro, além da entrega do prémio Green Project Awards, decorre a VI Conferência GPA, entre as 14h30 e as 19h00. Subordinada ao tema «Economia verde». O encontro pretende compreender «os contributos dos sectores da Agricultura, Mar, Ambiente, Energia e Turismo para o crescimento económico e desmistificar o financiamento do crescimento verde».

O prémio Green Project Awards é uma organização conjunta da consultora de comunicação GCI,; da Agência Portuguesa do Ambiente (APA)  e Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza.

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Recentes

2
Feira Nacional de Agricultura de 3 a 11 de Junho em Santarém
1
Governo limita uso de água no sotavento algarvio
presidente CAP 31-5
Nova Direcção da CAP recebida pelo Presidente da República

Notícias relacionadas

2
Feira Nacional de Agricultura de 3 a 11 de Junho em Santarém
O Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas (CNEMA), em Santarém, acolhe...
1
Governo limita uso de água no sotavento algarvio
O ministro do Ambiente e Acção Climática, Duarte Cordeiro, anunciou ontem, 1...
presidente CAP 31-5
Nova Direcção da CAP recebida pelo Presidente da República
A nova Direcção da Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) esteve ontem,...
Fotovoltaica CubaEste 001
EDIA abre concurso para cinco centrais fotovoltaicas flutuantes
A Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas de Alqueva (EDIA) abriu recentemente...