Companhia das Lezírias com melhor ano de resultados operacionais

Em 2015, o resultado operacional da Companhia das Lezírias saldou-se por um crescimento de 29,3% em relação a 2014, acima das previsões. Nas vendas aumentou 6,8% face à previsão orçamental, impulsionado pela venda de azeite e vinhos, produtos florestais, bovinos de carne, milho e pelas receitas dos serviços de turismo e visitação (mais 30% relativamente a 2014), tendo estabilizado quando comparado com o ano de 2014 (menos 1,4%). Também foram concretizados novos arrendamentos rurais e urbanos, para optimizar a rentabilização do património da Companhia das Lezírias, constituída por capitais 100% públicos. O resultado antes de impostos subiu 29,4% e o Ebitda (Lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização) cresceu 14,6% (cifrando-se este em 2,8 milhões de euros). O resultado líquido, que foi de 1 milhão e 328 mil euros, subiu 29,4% em relação a 2014.

«Satisfaz-nos o conjunto de resultados apresentados tendo em conta que as perspectivas para 2015, embora desafiantes, apontavam para vendas 8% inferiores a 2014, sendo a principal razão dessa previsão a menor mancha de área a descortiçar. Mas as maiores produtividades das culturas do milho, olival e vinha associadas às vendas de azeite e vinhos, e um melhor desempenho da área florestal, permitiram compensar dificuldades que se anteviam», afirmou António Pimentel Saraiva, presidente do Conselho de Administração da Companhia das Lezírias.

A Companhia das Lezírias é uma exploração agro-florestal com uma área aproximada de 18.000 hectares – 6.300 hectares na lezíria de Vila Franca de Xira e 11.700 hectares na charneca do Infantado. Além de uma importante área florestal, tem outras áreas de actividade: produção de arroz, produção de vinho e azeite, produção de milho e outras culturas anuais, criação e engorda de bovinos de carne, criação de cavalos puro-sangue e turismo de natureza.

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Recentes

plásticos
Lourinhã recebe acção de formação sobre economia circular e plásticos agrícolas
2a
CiB promove debate sobre propriedade intelectual e desenvolvimento de novas variedades de plantas
FLF 250_publirreportagem_fepal
Fepal alarga oferta de embalagens ecológicas

Notícias relacionadas

plásticos
Lourinhã recebe acção de formação sobre economia circular e plásticos agrícolas
Nos dias 9, 10 e 11 de Abril, o auditório da Câmara Municipal da Lourinhã acolhe...
2a
CiB promove debate sobre propriedade intelectual e desenvolvimento de novas variedades de plantas
No dia 8 de Abril, entre as 10h00 e as 12h30, decorre no ITQB NOVA, em Oeiras,...
FLF 250_publirreportagem_fepal
Fepal alarga oferta de embalagens ecológicas
A Fepal, empresa de referência no sector da embalagem, tem seguido a estratégia...
Vinha Douro
ADVID realiza seminário sobre necessidades do sector vitivinícola e soluções
No dia 11 de Abril, o Teatro Municipal de Vila Real acolhe o seminário “Desafios...