O seminário “Integração das PME em redes de compra internacionais” vai debater, no dia 5 de Maio, os desafios da internacionalização e o acesso a mercados externos. Organizada pela Câmara de Comércio e Indústria Suíça em Portugal e pela SGS, com o apoio da Aicep (Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal), a iniciativa decorre no auditório do Porto de Leixões.
Este seminário visa «apresentar aos gestores das PME [Pequenas e Médias Empresas] formas de acesso a informação relevante para alcançarem as redes de compras internacionais». Também se pretende abordar e ajudar a ultrapassar preocupações dos exportadores, como questões relacionadas com o cumprimento dos requisitos legais, financiamento, idoneidade de fornecedores, prospecção de mercados, recursos necessários, formas de pagamento, logística e produto.
Assim, serão abordados os temas “Estratégias de internacionalização”, “A evolução sectorial da exportação e apoios públicos” e “A procura de certezas no comércio internacional”. Será também apresentado o estudo de caso do Carrefour e vai ainda realizar-se uma mesa-redonda dedicada à promoção internacional, com a participação de Apiccaps (Associação Portuguesa dos Industriais de Calçado, Componentes, Artigos de Pele e seus Sucedâneos), Portugal Foods e Associação Téxtil e Vestuário de Portugal. A inscrição é gratuita e pode se feita aqui.