No dia 1 de Agosto, entre as 10h30 e as 12h30, decorre um webinar sobre o tema “Gestão de carbono na agricultura: Remoção, emissões e balanço”, promovido pela Federação Nacional das Organizações de Produtores de Frutas e Hortícolas (FNOP), em colaboração com a consultora Agroges – Sociedade de Estudos e Projectos. Segundo a organização, esta iniciativa visa «capacitar os participantes sobre os conceitos de remoção de carbono, emissões, pegada de carbono, certificações e créditos de carbono na agricultura», bem como «fornecer uma abordagem prática e interactiva, que incentivará a participação activa».
Os promotores referem que os participantes neste webinar, a ter lugar através da plataforma Zoom, vão aprender a «relevância do tema», «conceitos gerais de carbono na agricultura, pegada de carbono e certificações», «créditos e mercados de carbono» e «grandes desafios». «Num contexto global de crescente consciencialização sobre as alterações climáticas, a agricultura assume um papel fundamental na gestão das emissões e remoções de carbono e na promoção de práticas sustentáveis. Uma gestão eficiente do carbono não só assegura a conformidade regulatória, como também diferencia o seu produto nos mercados, atraindo consumidores conscientes e abrindo novas oportunidades de negócio. Adicionalmente, as Organizações de Produtores (OP) poderão certificar a pegada de carbono, a pegada ecológica e/ou a pegada hídrica e serem apoiados para tal no âmbito da medida B.1.13.1 – Sensibilização de Impacto Ambiental, do Programa Operacional (PO) [como indicado na Portaria n.º 54-F/2023, de 27 de Fevereiro (página 277) e no Regulamento (UE) 2021/2115 do Parlamento Europeu e do Conselho, de 2 de Dezembro de 2021 (página 48)]. Assim, este webinar será uma oportunidade para poder entender o valor acrescentado da gestão do carbono na sua organização», salienta a organização.
Este webinar terá como formadores Manuela Nina Jorge, sócia-fundadora da Agroges, e Joana Lima, responsável pela área de Sustentabilidade da Agroges. As inscrições para participar nesta acção de informação, de acesso gratuito, devem ser efectuadas aqui até ao dia 30 de Julho.
