No dia 31 de Julho, a partir das 10h00, decorre na Lezíria do Ribatejo uma Sessão Técnica/Dia de Campo subordinada ao tema “Integração de imagens de satélite e sondas de humidade na gestão eficiente da rega de tomate de indústria”. Esta iniciativa é realizada no âmbito do projecto H2OEfficient e tem lugar num campo de ensaio do projecto situado próximo de Benavente, com cultura de tomate para indústria.
Segundo os parceiros do H2OEfficient, iniciativa que conta com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian, esta sessão vai incidir sobre «instrumentos indispensáveis para uma gestão eficiente de um sistema de rega nesta cultura». A participação neste evento é gratuita, mediante inscrição, que pode ser efectuada aqui, sendo possível consultar os dados da localização da sessão técnica aqui.
Apresentado no fim de Outubro de 2023, o H2OEfficient contempla iniciativas de promoção do uso eficiente da água (por exemplo, através do processo de rega localizada enterrada), direccionadas para cada uma das culturas alvo abrangidas pelo projecto: pomóideas, tomate para indústria e olival. Esta iniciativa resulta de uma coordenação conjunta entre a Escola Superior Agrária de Santarém (ESAS) e o Centro Operativo e Tecnológico Hortofrutícola Nacional (COTHN), é financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian, reúne as parcerias envolvidas nos projectos H2OptiDemo e H2Oliva e tem como outros parceiros a Azeitonices – Agrupamento de Produtores de Azeite, a Campotec, a Casa Relvas, a Federação Nacional das Organizações de Produtores de Frutas e Hortícolas (FNOP), a Hidrosoph, Miguel Canha, a Quinta do Juncal, a Regaber, a Torre das Figueiras, a TerraPro e a Torriba.
