Agricultura é um dos pilares do programa Recomeçar de Idanha-a-Nova

Com 1.416 quilómetros quadrados, Idanha-a-Nova é um dos maiores municípios do País. Contudo, a sua população tem vindo a diminuir: perdeu cerca de 2.000 habitantes de 2001 para 2011, ano em que foram registados 9.716 habitantes. Actualmente, tem 6,9 habitantes por quilómetro quadrado.

Para inverter esta tendência de despovoamento, a Câmara Municipal criou o Recomeçar, um programa «ambicioso» a aplicar no período 2015-2025, com o objectivo de captar «novos idanhenses» que queiram trocar os grandes centros urbanos pelo campo e fazer de Idanha «um espaço de oportunidade», nas palavras de Armindo Jacinto, presidente da autarquia. Este programa é constituído por quatro pilares – Idanha Green Valley, Idanha Made In, Idanha Experimenta, Idanha Vive –, no âmbito dos quais estão a ser desenvolvidos 26 projectos.

O sub-programa Idanha Green Valley inclui seis projectos, que envolvem o estudo e mapeamento de iniciativas de inovação rural, a criação de um fórum mundial da ruralidade (que «fará de Idanha-a-Nova o centro mundial da ruralidade inovadora»), a criação de um plano de apoio a empreendedores e a criação de fundos para estimular o investimento e a fixação de talento no município. O objectivo principal deste pilar é «a criação de um reconhecimento global da marca de Idanha-a-Nova enquanto um “Silicon Valley” verde».

Idanha Made In incide sobre a promoção e projecção da cultura, projectos e produtos feitos em Idanha-a-Nova. Prevê, entre outras vertentes, a criação de redes de comercialização de produtos regionais (dentro e fora de Idanha) e a análise e optimização dos activos do município.

No Idanha Vive estão concentrados projectos «focados na captação de talento e na formação em “ruralidade”» e a câmara «está a criar condições especiais para quem pretenda viver no concelho», com apoios em áreas como procura de habitação, educação e saúde.

Para experimentar a vida no concelho antes de uma mudança definitiva, o Idanha Experimenta incentiva acções de promoção de turismo e até a criação de um campo de férias rural.

A estratégia para o período 2015-2025 pretende promover a melhoria das condições de vida no município e atrair talento para Idanha-a-Nova. Esta estratégia foi apresentada no dia 25 de Março em Lisboa, num evento com a presença do presidente da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova e de várias pessoas oriundas ou habitantes do município.

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Recentes

2a
Entrega dos prémios Alqueva Sustentável 2023 a 2 de Maio na Ovibeja
FLF 239_fileira_morango
Agrogarante apresenta análise sectorial sobre morango
plásticos
Lourinhã recebe acção de formação sobre economia circular e plásticos agrícolas

Notícias relacionadas

2a
Entrega dos prémios Alqueva Sustentável 2023 a 2 de Maio na Ovibeja
No dia 2 de Maio, tem lugar em Beja a entrega dos prémios Alqueva Sustentável...
FLF 239_fileira_morango
Agrogarante apresenta análise sectorial sobre morango
O sub-sector do morango constitui o tema do mais recente documento de análise...
plásticos
Lourinhã recebe acção de formação sobre economia circular e plásticos agrícolas
Nos dias 9, 10 e 11 de Abril, o auditório da Câmara Municipal da Lourinhã acolhe...
2a
CiB promove debate sobre propriedade intelectual e desenvolvimento de novas variedades de plantas
No dia 8 de Abril, entre as 10h00 e as 12h30, decorre no ITQB NOVA, em Oeiras,...