Nunca, até agora, vivemos um momento tão desafiador para os agricultores. Enquanto alimentam uma população cada vez maior, estes foram confrontados com desafios como as alterações climáticas, limitações de terra para culturas arvenses e a crescente procura da sociedade por uma alimentação sustentável.
Além disso, a pandemia nos últimos dois anos gerou uma crise global sem precedentes. Desde a imposição progressiva de restrições à mobilidade, passando pela situação sanitária muito crítica, tudo teve um forte impacto na produção, transporte e distribuição de produtos agrícolas. Ao mesmo tempo, com famílias cada vez mais preocupadas com o seu abastecimento alimentar diário, a importância de um sistema alimentar de confiança tornou-se ainda mais evidente.
Durante a pandemia, os consumidores tiveram mais consciência do papel essencial que os agricultores desempenham todos os dias para garantir que temos alimentos sustentáveis e de qualidade nas nossas mesas.
Na BASF, essa situação reafirma o que já se sabia: a agricultura é realmente o trabalho mais valioso da terra.
A campanha “O trabalho mais valioso do mundo”, apoia a estratégia de negócios da BASF e destaca a necessidade de entender a actividade agrícola e o grande papel que a inovação e a tecnologia têm para melhorar as práticas agrícolas.
«A BASF trabalha constantemente para trazer ao mercado soluções que permitam alcançar uma agricultura sustentável, que só será possível com um equilíbrio entre mais e melhores colheitas, rentabilidade para os agricultores, protecção do meio ambiente e dos direitos das gerações futuras».
Assim surge a campanha “Most Valuable Work on Earth”, com diferentes acções que serão conhecidas através das redes sociais com o hashtag #UnAgricultorComoTu, com o objectivo de tornar visível este enorme trabalho.