No âmbito da sua política de responsabilidade social, a cadeia de supermercados Mercadona já doou, entre Janeiro e Maio, 270 toneladas (t) de produtos de primeira necessidade em Portugal a várias entidades e organizações sociais, sobretudo nos distritos em que tem presença: Porto, Braga e Aveiro. As doações tiveram como principais destinatários os bancos alimentares contra a fome de Porto, Braga e Aveiro, a Cruz Vermelha Portuguesa, a Cáritas Portuguesa e os profissionais de saúde do Hospital de São João e do Hospital das Forças Armadas.
Em comunicado, a empresa explica que, em Abril, se associou aos seis centros de acolhimento temporário do Norte do País que acolhem utentes de estruturas residenciais para pessoas idosas e de lares residenciais infectados com covid-19. A Mercadona indica que, numa primeira doação, entregou mais de 11,5 t de bens de primeira necessidade a estes seis centros, e que «continuará a realizar doações durante todo o período de implementação dos centros de acolhimento».
Segundo o comunicado, devido à situação excepcional motivada pela pandemia de covid-19, «foram reforçadas as doações a entidades de proximidade, como foi o caso do refeitório social da União de Freguesias do Centro Histórico do Porto e da Associação Novo Futuro, em Vila Nova de Gaia, que apoia e acolhe crianças em situação de risco». A Mercadona também refere que colabora directamente a partir das suas 10 lojas com 10 cantinas sociais de proximidade, de segunda a sexta-feira, «com a entrega de bens essenciais, alimentares e não alimentares, que se encontram em óptimas condições para consumo».
A empresa diz que tem reforçado as doações de bens de primeira necessidade e que, desde o início do surto de covid-19, tem «mantido contacto regular com as entidades que beneficiam destas doações, com o objectivo de conhecer em primeira mão as suas necessidades e acompanhar a situação de perto». «Na Mercadona, continuamos empenhados no compromisso de ajudar a sociedade através das doações de bens essenciais. Os pedidos de ajuda continuam a crescer e, mesmo apesar de só termos 10 lojas, fazemos questão de conhecer de perto e in loco as necessidades de cada instituição e dar resposta a necessidades especificas que nos chegam todos os dias através de diversas instituições. Vamos continuar a trabalhar para tratar de, na medida que for possível, minimizar o impacto que esta crise está a ter na vida dos portugueses», afirma Elena Aldana, Diretora-Geral Internacional Relações Externas da Mercadona.
No âmbito do seu Plano de Responsabilidade Social, a Mercadona colabora com mais de 240 cantinas sociais e 60 bancos alimentares e outras entidades sociais de toda a Espanha e Portugal, com doações diárias e participando em campanhas de recolha de alimentos. Desde o início de 2019, a empresa já doou a todas estas entidades e organizações um total de 5.835 t de bens de primeira necessidade: 5.565 t em Espanha e 270 t em Portugal.