Cavaco visita jovens agricultores algarvios

O Presidente da República, Cavaco Silva, e a ministra da Agricultura, Assunção Cristas, acompanhados por elementos da Associação de Jovens Agricultores de Portugal (AJAP), visitaram seis explorações de jovens agricultores no Algarve e reuniram ainda com cerca de 60 jovens agricultores da região.

Nesta reunião, segundo a AJAP, os agricultores puderam «partilhar as suas experiências e expor as principais dificuldades e constrangimentos sentidos na actividade, nomeadamente a necessidade do acompanhamento técnico e de formação profissional adequada, a questão do escoamento, do acesso ao crédito e à terra, entre outras».

Na ocasião, Cavaco Silva declarou que a agricultura pode contribuir para «reduzir o endividamento» de Portugal e encorajou a adesão dos jovens à agricultura: «o futuro e a sustentabilidade da agricultura dependem do seu rejuvenescimento».

Ricardo Brito Paes, presidente da AJAP, afirmou que, «com o encerramento permanente de delegações e diminuição de funcionários do Ministério da Agricultura por todo o País, é evidente a necessidade de reforçar os meios e as condições para que as organizações possam realizar um trabalho de acordo com os requisitos cada vez mais exigentes das explorações». O responsável da AJAP relembrou ainda que a AJAP não tem assento na PARCA (Plataforma de Acompanhamento das Relações na Cadeia Agro-alimentar) e reforçou a importância de acelerar o processo de implementação da figura de Jovem Empresário Rural. Sobre este último ponto, Assunção Cristas referiu que o assunto está a ser tratado pelo Ministério.

Esta visita decorreu a 7 de Março, no âmbito de mais um Roteiro para a Juventude da Presidência da República. Na área hortofrutícola, o roteiro incluiu visitas à estufa de produção de tomate em hidroponia de Márcio Alexandre (em Patacão, Faro), à exploração de produção de diospiros da empresa Luís Sabbo, Frutas do Algarve (nos arredores de Tavira), a um pomar de citrinos recém plantado pela empresa Citrinalte (em Alte, no Concelho de Loulé) e a estufas de framboesas e morangos, destinados sobretudo a exportação, da empresa Celpaberry (em Silves). O dia incluiu ainda um almoço de trabalho, com representantes de associações de agricultores algarvios, da AJAP, autarcas e responsáveis de entidades regionais.

(imagem: Presidência da República)

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Uma resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Recentes

FLF 250_Publirreportagem_Fitosistema
Soluções Fitosistema para as principais pragas da vinha e das fruteiras
2a
Entrega dos prémios Alqueva Sustentável 2023 a 2 de Maio na Ovibeja
FLF 239_fileira_morango
Agrogarante apresenta análise sectorial sobre morango

Notícias relacionadas

FLF 250_Publirreportagem_Fitosistema
Soluções Fitosistema para as principais pragas da vinha e das fruteiras
A FITOSISTEMA é, desde 2019, parceira da empresa italiana BIOGARD, a referência...
2a
Entrega dos prémios Alqueva Sustentável 2023 a 2 de Maio na Ovibeja
No dia 2 de Maio, tem lugar em Beja a entrega dos prémios Alqueva Sustentável...
FLF 239_fileira_morango
Agrogarante apresenta análise sectorial sobre morango
O sub-sector do morango constitui o tema do mais recente documento de análise...
plásticos
Lourinhã recebe acção de formação sobre economia circular e plásticos agrícolas
Nos dias 9, 10 e 11 de Abril, o auditório da Câmara Municipal da Lourinhã acolhe...